Consumidores estão mais atentos
A proprietária de uma loja de artigos para festas em Londrina, Daniela Matos, afirma que os tributos para o setor aumentaram este ano. "Todos os lojistas estão reclamando e eu percebo o aumento pelos meus fornecedores; não temos como não repassar", ressalta. A empresária conta que a postura dos clientes sobre a tributação vem mudando e que eles estão mais atentos ao peso dos impostos no valor da compra. "Os clientes não tinham muita noção, mas como alguns produtos subiram muito a gente explica que é a carga imposta pelo governo", diz Daniela.
A realização da Copa do Mundo na mesma época das tradicionais festas juninas tem levado alguns consumidores a aproveitarem o Mundial para diversificar os arraiais, procurando decoração junina nas cores da seleção. Segundo Daniela, a Copa não atrapalhou as vendas. "Produtos como vestidos para crianças já não temos mais, em alguns tamanhos, e os chapéus de palha também venderam muito", diz ela.
A universitária Clara Simões está organizando uma festa junina para cerca de 30 pessoas em comemoração ao aniversário da avó. Segundo ela, além dos tributos que pesam no preço final dos produtos, a família já esperava que as mercadorias estivessem mais caras em virtude da Copa do Mundo. A solução é economizar. "Tem muita coisa legal na loja, mas estamos comprando apenas o essencial, não dá para levar tudo", lamenta. (C.F.)





