Os consumidores londrinenses pretendem gastar, em média, R$ 190,78 com o presente do Dia das Mães, indicando estabilidade em relação ao ano passado. O valor, porém, está acima da média do Paraná, de R$ 181,60, conforme aponta a Pesquisa Sobre a Expectativa de Compras para o Dia das Mães, realizada pelo DataCenso, a pedido da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná). O levantamento serve como orientação aos lojistas, que podem planejar ações direcionadas aos interesses dos clientes na segunda principal data para o varejo.

Divulgada nesta terça-feira (2), a pesquisa aponta que os consumidores da capital e Região Metropolitana de Curitiba pretendem investir um pouco mais no presente. Naquela região, o valor médio foi de R$ 218,44. A média mais baixa foi observada em Ponta Grossa, com R$ 140,07. O estudo foi realizado entre os dias 24 e 26 de abril, e ouviu 606 consumidores em sete regiões do Estado: Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa, e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 4%, considerando grau de confiança de 95%.

Quando perguntados sobre os itens com os quais irão presentear suas mães, 41% dos entrevistados responderam vestuário e calçados e 30%, perfumes e cosméticos. Em Londrina, as roupas e sapatos deverão ser a escolha de 45% dos consumidores e 22% pretendem comprar perfumes e cosméticos.

Os lojistas que ainda não sentiram o aumento na procura por presentes para o Dia das Mães podem ficar animados. Segundo a pesquisa, 50% dos consumidores paranaenses revelaram a intenção de comprar os presentes na última hora, esperando por promoções e descontos especiais, contra 52% que irão às compras com antecedência. Em Londrina, 42% deixarão para a véspera e 58% farão suas compras com antecedência.

Além dos presentes, a data deve ser comemorada com um almoço em família por 81% dos entrevistados tanto no Paraná quanto na região de Londrina. Os restaurantes foram apontados por 8% dos consumidores, seguidos por um café da manhã especial (6% no Paraná e 4% em Londrina).

O presidente da Faciap, Fernando Moraes, observou que o resultado da pesquisa demonstra a preocupação do consumidor com a economia do país. “A gente vê que ainda está muito confusa a questão do novo governo, sem perspectiva de baixa de juros e isso está assustando muito o consumidor. O valor estimado do ticket médio foi o mesmo do ano passado. A gente sabe que tem inflação, que acaba refletindo em aumento de valores, e quando a pesquisa traz o mesmo valor do ano passado, acaba indicando que haverá um decréscimo, não vamos ter evolução.”

A pesquisa mediu o sentimento dos consumidores paranaenses em relação ao atual momento econômico. Mais da metade deles (52%) está preocupada com o rumo da economia nos próximos meses, principalmente os de Ponta Grossa (61%) e Guarapuava (61%). Em Londrina, o índice de preocupação é de 44%.

Esse dado pode explicar a cautela dos consumidores do Paraná em relação aos gastos. No geral, 39% pretendem gastar o mesmo valor do ano passado. Em Londrina, o índice foi de 32%. Os que têm intenção de aumentar o ticket médio são 27% no Estado e 33% em Londrina. E 20% dos paranaenses vão reduzir o valor do presente. Em Londrina, esse percentual ficou mais baixo, em 13%.

COMÉRCIO DE RUA

Um dado positivo da pesquisa, apontou Moraes é a forma como os consumidores pretendem efetuar suas compras. Ao contrário dos anos anteriores, quando ainda havia um risco maior à saúde pública em razão da pandemia de Covid-19, neste ano as compras virtuais cederam lugar às presenciais e as lojas de rua surgem na preferência dos consumidores. No levantamento geral, 53% dos paranaenses irão optar pelo comércio de rua e em Londrina, 54%.

As lojas virtuais vêm em segundo lugar, com 27% no Paraná e 25% em Londrina, e os shopping centers aparecem em terceira colocação, com 14% no Estado e também em Londrina. “Sem a pandemia, o consumidor voltou às ruas. Provavelmente, esse ponto vai ser positivo e pode até vender mais do que as lojas de rua no ano passado, tirando um pouco das vendas on-line”, disse Moraes.

“A pesquisa traz a perspectiva do consumidor e mostra que o londrinense pretende gastar para os empresários, pois revelam tendências de consumo favoráveis a itens como vestuário, sapatos, perfumes, cosméticos e acessórios. Com esses dados, o lojista pode traçar uma estratégia de venda condizente com o que o consumidor está procurando”, destacou o presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Angelo Pamplona.

FEIRA NA PRAÇA

Para homenagear as mães e oferecer atividades, comidas artesanais e atrações culturais, atraindo e recepcionando os consumidores no Calçadão, a Acil vai realizar a Feira na Praça no dia 13 de maio, o sábado que antecede o Dia das Mães. O evento acontece das 10 às 17 horas, na Praça Gabriel Martins. A Feira na Praça Especial Dia das Mães vai contar com barraquinhas de produtos gastronômicos da região, música e Espaço Kids.