Os consumidores apontam a elevação dos juros no segundo semestre como motivo para a redução no consumo de materiais de construção. A comerciante Tânia Cristina Dias Alcântara, de Lupionópolis (Norte), afirma que ela e o marido sentiram alguns efeitos da crise econômica e que não puderam terminar uma reforma em um sítio com a rapidez desejada. "Procuramos por crédito, mas os juros não estavam valendo a pena. Então, vamos fazer de pouquinho em pouquinho."
Mesmo assim, Tânia, que faz uma reforma completa na casa, ainda não desistiu de conseguir um financiamento. "Estamos pesquisando opções e queremos ver como vai ficar no próximo ano, para ver se dá para ir atrás de crédito de novo."
O técnico em fibra óptica Jardel de Oliveira Nunes também decidiu construir a casa própria aos poucos. Ele diz que são muitas opções de crédito, mas que já está pagando parcelas de um financiamento. "Meu poder aquisitivo aumentou um pouco, então dei entrada em um terreno e estou pagando as parcelas. Não vou dizer que a dívida vai acabar em cinco anos, mas vou construir aos poucos porque também vou me dividir entre o trabalho e a obra." (F.G.)

mockup