Consultoria ajuda na compra e venda de empresas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de março de 2009
Eli Araujo<br>Reportagem local 
Os mesmos princípios usados pelas agências de casamento podem ser aplicados também no mundo dos negócios. Quem faz este tipo de trabalho são as agências especializadas na compra e venda de empresas. Elas aproximam os empresários que querem vender seus empreendimentos - mas evitam se expor -, e os investidores que estão em busca de novas alternativas, mas não tinham por onde começar.
A administradora Ana Paula de Souza e o consultor financeiro Emerson Braga descobriram que este segmento, relativamente novo no Brasil, era inexplorado em Londrina e revolveram abrir uma agência do gênero na cidade. ''O nosso objetivo é a redução de tempo e risco tanto para quem quer vender quanto para quem quer comprar uma empresa'', afirma Ana Paula.
A agência criada por eles tem o nome de Brokers, uma expressão que pode ser traduzida como agentes de negócios e tem como origem os Estados Unidos. Hoje, com mais de um ano no mercado, a agência já tem cerca de cinco mil investidores interessados na compra de empresas, mas que exigem total segurança e sigilo na transação.
A Brokers presta assessoria, consultoria, faz avaliação das empresas e pesquisa para o lançamento de novos produtos no mercado. ''Se a empresa está em dificuldade, podemos trabalhar na sua recuperação; e se o investidor vai abrir um novo negócio, faremos um trabalho para reduzir o risco de mortalidade da empresa'', afirma.
Segundo o consultor financeiro Emerson Braga, quase sempre a pessoa coloca a empresa à venda em um momento de dificuldade, o que não é o caminho correto. ''A empresa pode não ser vendável dependendo da situação em que ela se encontra. É aí que a gente entra com a nossa equipe de consultores para levantar a empresa, torná-la sadia, e colocá-la de volta no mercado, e só depois pensar em venda''. Ana Paula completa que ''é preciso preparar a empresa como você prepara um produto''.
A Brokers mantém parcerias com agências similares de Maringá, Curitiba e São Paulo, o que permite atender investidores de outras cidades interessados no mercado de Londrina e vice-versa. ''O segredo do negócio é o relacionamento e essa parceria faz a gente se consolidar no mercado com outras agências que atuam no mesmo segmento'', afirma Braga.
Ana Paula e Braga garantem que ''não há risco do investidor comprar gato por lebre porque todo acompanhamento que fazemos é rigoroso''. Eles explicam que o trabalho é feito para que os dois lados fiquem satisfeitos e que tudo fique bem claro, até mesmo a possível existência de um ''caixa dois''.
A agência, segundo os consultores, tem atendido muitos dekasseguis que retornaram ao País, com interesse me montar algum negócio. ''Temos um trabalho bem detalhado com o pessoal que volta do Japão em busca de uma nova oportunidade, levando em conta a realidade ou a experiência deles'', afirma o Braga. A agência contratou até um consultor descedente de japonês para dar melhor atendimento aos dekasseguis. ''Eles só tem uma chance; aquele dinheiro é único. Portanto, não se pode errar'', reforça Ana Paula.
Serviço - As pessoas interessadas podem obter outras informações sobre a compra e venda de empresas, assessoria ou consultoria, pelo telefone (43)3301-5549 ou pelo site www.agenciabrokers.com.br


