Kraw PenasBanco de dadosO presidente da ACP, Ardisson Akel, na central do serviço: ‘‘São 650 mil registros e informações de 351 mil pessoas de várias partes do País. Referenciais totalmente confiáveis’’As pessoas físicas e os lojistas não associados à Associação Comercial do Paraná (ACP) também terão, a partir de agora, acesso às informações cadastrais do serviço de proteção aos cheques. Ontem, a ACP apresentou oficialmente o Consultcheque, um sistema informatizado de consultas por telefone, que fornece dados sobre uso de cheques roubados, extraviados ou sem-fundo. Atualmente, a ACP já oferece o Protecheque, serviço disponível apenas para os lojistas associados.
O Consultcheque estava funcionando experimentalmente em Curitiba desde abril, e deverá ser expandido, dentro de alguns meses, para o restante do Estado. O sistema de informações será abastecido pelos arquivos da Associação Comercial e da Central de Serviços Bancários (Serasa), além de dados do cadastro do Banco Central sobre os emitentes de cheques frios. Atualmente, o banco de dados da ACP possui 650 mil registros e informações sobre 351 mil pessoas de várias partes do Brasil. ‘‘São referenciais extremamente confiáveis’’, afirma o presidente da ACP, Ardisson Akel.
As consultas ao Consultcheque devem ser feitas por telefone, pelo número 900-1010. Cada ligação terá o custo de R$ 3,90 por minuto, debitado na conta telefônica. Para ser atendido, o cliente deverá discar, no teclado do telefone, o número do CPF ou do CGC do emitente do cheque, e ouvirá a gravação sobre a existência ou não de problemas relacionados à pessoa ou empresa proprietária do documento. Hoje, o serviço de Protecheque chega a receber cerca de 250 mil consultas por mês, quase a mesma quantia de consultas sobre compras no crediário, contabilizadas no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Desde o ano passado, os SCPCs de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória já estão interligados
Segundo o presidente da ACP, o conjunto de serviços oferecidos pela Associação Comercial do Paraná deverá receber, até meados do ano que vem, o certificado de qualidade total ISO 9000. Desde o início do mês, uma empresa já está auditando o processo de atendimento e serviço da ACP. Se os índices forem aprovados, a ACP poderá ser a primeira associação comercial do Brasil a receber o certificado.
No dia 1º de julho, data do 107º aniversário da instituição, a ACP estará distribuindo a comenda ‘‘Barão do Serro Azul’’, criada em homenagem ao fundador do associação. A comenda será entregue aos membros mais antigos diridentes da entidade e que ainda fazem parte do quadro da ACP. Durante o evento também será entregue o prêmio Top Comercial 97, que todos os anos premia os empresários de vários setores da economia paranaense.

mockup