Pensado para estimular o empreendedorismo entre os jovens nikkeis (pessoas com descendência japonesa) e newkeis (simpatizantes da cultura nipônica sem nenhum laço), o Consulado Geral do Japão em Curitiba e a CCIJB-PR (Câmara de Comércio e Indústria do Japão Júnior no Paraná) organizam o “Networking e Empreendedorismo - Jovens Nikkeis do Paraná”. O encontro será realizado na próxima quarta-feira (30), às 19h30, no auditório da CCIBJ-PR (avenida Comendador Franco, 871, Jardim Botânico, Curitiba).

Os interessados têm até o dia 28 de novembro para confirmar a presença no evento. As inscrições estão sendo realizadas pelo site Sympla. A entrada é franca. O evento ainda contará com a presença do cônsul-geral, Keiji Hamada e da representante sênior da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão), Reiko Kawamura.

No mesmo dia, o presidente da REN-Brasil, Elvis Seiti Iwano, lançará o programa “REN-Paraná”. A iniciativa estimulará o empreendedorismo no estado por meio de projetos que pretendem auxiliar desde empresários nikkeis da região até estudantes que buscam estudar fora do país, além de ajudar nas ações de gestores de institutos culturais.

De acordo com a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, são mais de 53 milhões de brasileiros que empreendem no país. Em 2021, segundo dados da mesma entidade internacional, o Brasil ficou na sétima posição entre os países com mais pessoas à frente de um negócio.

Para complementar as ações de networking, três palestras estão marcadas para ocorrer durante o evento. A corretora de área imobiliária Bruna Hara, a atual vice-presidente da CCIBJ-JR, fará uma palestra em que trata do tema “Líderes Nikkei de Próxima Geração''.

Em seguida, ainda participam de série de palestras a diretora de Educação da CCIBJ-PR e chefe da Coordenadoria de Ensino Superior da Seti (Superintendência-Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná), Gisele Onuki, com a temática “Por que a identidade Nikkei é tão importante para o seu negócio?” e a diretora de Empreendedorismo e Inovação da CCIBJ-PR e coordenadora estadual do Sebrae-PR, Sonia Shimoyama, que tem como assunto: “30 Dias no Japão: Aprendizados e Reflexões”.

Estas palestras serão voltadas a trazer as experiências vividas por cada palestrante da CCIBJ no Japão, no período em que estiveram no país asiático, com isso, a proposta é ajudar interessados e entender o país e fechar negócios com japoneses. (Com informações da assessoria)

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1