Ao que tu­do in­di­ca, a cri­se no se­tor de cons­tru­ção ci­vil es­tá mes­mo che­gan­do ao fim. Reu­ni­dos na Ro­da­da de Ne­gó­cios da Cons­tru­ção Ci­vil, rea­li­za­da pe­lo Se­brae/PR em par­ce­ria com o Sin­di­ca­to das In­dús­trias da Cons­tru­ção Ci­vil no Es­ta­do do Pa­ra­ná (Sin­dus­con/PR), em­pre­sá­rios de cons­tru­to­ras e dos ­mais di­ver­sos ti­pos de for­ne­ci­men­to de pro­du­tos e ser­vi­ços li­ga­dos à cons­tru­ção de em­preen­di­men­tos imo­bi­liá­rios, es­tão in­ves­tin­do e apos­tan­do nu­ma re­to­ma­da do se­tor, pre­vis­ta pa­ra to­do o se­gun­do se­mes­tre de 2009. As in­for­ma­ções são da Agên­cia Se­brae de No­tí­cias.
  Pro­va dis­so é que o even­to, rea­li­za­do nos úl­ti­mos ­dias 30 de ju­nho e 1º de ju­lho, con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de 18 cons­tru­to­ras e ­mais de 80 for­ne­ce­do­res. A rea­li­za­ção da Ro­da­da de Ne­gó­cios nes­te mo­men­to do ano foi es­tra­té­gi­ca. ‘‘Acre­di­ta­mos que o even­to vai es­ti­mu­lar a tro­ca de con­ta­tos en­tre cons­tru­to­ras e em­pre­sas for­ne­ce­do­ras de pro­du­tos e ser­vi­ços, num mo­men­to em que o go­ver­no es­tá dan­do opor­tu­ni­da­des e al­ter­na­ti­vas aos em­pre­sá­rios do ­setor’’, diz o con­sul­tor do Se­brae/PR, Pe­dro Ce­sar ­Rychuv San­tos.
  Res­pon­sá­vel pe­lo de­par­ta­men­to co­mer­cial da cons­tru­to­ra Ra­phael Po­cai, que es­tá en­tran­do no mer­ca­do pa­ra­naen­se es­te ano, Re­na­ta Pas­sos afir­ma que o mo­men­to é de se­gu­ran­ça pa­ra os in­ves­ti­do­res. ‘‘No mo­men­to crí­ti­co da cri­se tra­ba­lha­mos na cons­tru­ção e, ago­ra, que­re­mos apro­vei­tar o aque­ci­men­to do se­tor pa­ra ini­ciar nos­sas ven­das. Acre­di­ta­mos que o con­su­mi­dor es­tá tão eu­fó­ri­co pa­ra co­me­çar a com­prar imó­veis, quan­to es­ta­mos an­sio­sos pa­ra ini­ciar as ­vendas’’.
  ‘‘O mo­men­to de os­ci­la­ção do mer­ca­do que vi­ve­mos no fi­nal de 2008 e iní­cio des­te ano, em que ti­ve­mos um pe­río­do de in­se­gu­ran­ça, es­tá sen­do subs­ti­tuí­do por in­ves­ti­men­tos. Sen­ti­mos que, des­de ­maio, exis­tem si­nais cla­ros de re­to­ma­da do se­tor. Nos­sa ex­pec­ta­ti­va pa­ra o ter­cei­ro tri­mes­tre é mui­to ­otimista’’, afir­ma Adria­no Gre­ca, ge­ren­te co­mer­cial da An­dai­mes Ver­sá­til.
  En­tre os des­ta­ques do se­tor, es­tão os in­ves­ti­men­tos no seg­men­to de mo­ra­dias po­pu­la­res. Pe­dro Ce­sar afir­ma que há mui­tas opor­tu­ni­da­des pa­ra que o ci­da­dão da clas­se C pos­sa ad­qui­rir um imó­vel pró­prio. ‘‘Com o au­men­to do aces­so a li­nhas de cré­di­to, ­criam-se no­vos com­por­ta­men­tos de con­su­mo e as­pi­ra­ções ­mais am­bi­cio­sas pa­ra es­sa clas­se e, com is­so, no­vas opor­tu­ni­da­des de ne­gó­cios com prá­ti­cas e tec­no­lo­gias ­diferenciadas’’, ava­lia Pe­dro Ce­sar ­Rychuv San­tos, do Se­brae/PR.

mockup