São Paulo - Com a abertura de 56,8 mil postos de trabalho de janeiro a maio deste ano, a construção civil brasileira conseguiu recuperar as perdas ocorridas no ano passado, segundo divulgaram ontem o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e a consultoria GVconsult, a partir de dados oficiais do Ministério do Trabalho. Em maio, em comparação a abril, o nível de emprego na construção civil brasileira subiu 1,33%, com a abertura de quase 15,9 mil vagas. Foi o quinto mês consecutivo de crescimento.
A construção civil havia fechado 42 mil vagas só em dezembro de 2003. Na comparação dos cinco primeiros meses deste ano com igual período do ano passado, o emprego no setor registra aumento de 0,64% - o equivalente a 7.500 postos de trabalho. Em maio, trabalhavam com carteira assinada na construção civil 1,21 milhão de empregados no País. Desse total, 363 mil estavam no Estado de São Paulo.
Em São Paulo, o nível de emprego também subiu em maio, com um aumento de 0,82% ou cerca de 2.900 vagas a mais, comparado a abril. Em relação a maio de 2003, houve crescimento de 2,13% ou de 7.600 vagas. O maior responsável por essa alta foi o segmento de edificações, responsável por 55% das vagas da construção paulista, que teve ganho de 1,12% no número de vagas em maio, o equivalente à abertura de 2.225 postos. O segmento de obras de acabamento, com crescimento de 2,13% ou 825 vagas a mais, também colaborou para o resultado positivo.

mockup