Construção civil deve abrir 7 mil novos postos de trabalho
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Redação FolhaWeb 
Uma multidão de trabalhadores em busca de uma colocação no mercado da construção civil é esperada hoje, no Cietep em Curitiba, no 4º Mega Feirão de Empregos da Construção, uma promoção do Sinduscon-PR e o Sistema Sesi/Senai-PR.
Mais de 40 construtoras vão ofertar mais de 5 mil vagas nas áreas operacional, administrativa e de engenharia, com salários entre R$ 1.000,00 e R$ 7.000,00. São empregos formais, com carteira assinada e benefícios como vale-mercado, vale-transporte, atendimento médico e odontológico. Será possível dar o encaminhamento para a contratação no próprio Feirão.
O feirão acontece das 9 às 16 horas e está sendo divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Além de buscar emprego, as pessoas poderão participar de cursos rápidos ou se inscrever em treinamentos técnicos gratuitos oferecidos pelo Sesi/Senai. As áreas de cursos disponíveis são locação da obra (onde ela deve ficar dentro do terreno), alvenaria, instalações elétricas, cerâmica (como cortar e dar acabamento) e sistema drywall.
O vice-presidente do Sinduscon-PR, José Eugenio Gizzi, disse que foram vendidos muitos lançamentos em 2011 e agora começam a ser construídos. Só em Curitiba, foram 12 mil unidades verticais e horizontais lançadas em 2011. Segundo ele, o número de lançamentos cresceu seis vezes nos últimos seis anos e o número de funcionários no setor 70% entre 2007 e 2012. Ele disse que este resultado também foi possível devido a novos processos, materiais e tecnologias utilizados na construção civil.
Leia reportagem completa de Andréa Bertoldi, em conteúdo exclusivo para assinantes.
Leia Também:
Londrina tem controle sobre mão de obra


