O Conselho Regional de Administração (CRA) do Paraná promove um evento gratuito nesta quinta-feira (29) com a temática do empreendedorismo e do planejamento. Intitulada "Estratégia, empreendedorismo e governança no contexto da administração", a palestra vai auxiliar pessoas que já estão no mercado de trabalho ou que almejam abrir o próprio negócio com segurança. As inscrições devem ser feitas através do link https://www.sympla.com.br/cafe-com-business__2009004 e o evento será realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Londrina (Acil) a partir das 19h.


Em visita à FOLHA, Marcello Crispiniano Padula, presidente do CRA no Paraná, conta que assumiu a gestão no começo deste ano com o objetivo de mudar o trabalho e a filosofia do conselho. Segundo ele, a ideia é abrir o CRA para dialogar e participar de associações, cooperativas e sindicatos, contribuindo com o crescimento de toda a região de Londrina.


Responsável por fiscalizar os profissionais da área, Padula explica que o CRA também faz o registro dos administradores, fornecendo apoio e treinamento, Entretanto, ele aponta a dificuldade em trazer novos profissionais para dentro do conselho, já que muitos não entendem a importância de formar um grupo para lutar em prol da área. Atualmente, o Paraná conta com cerca de 90 mil administradores, mas apenas 17 mil estão registrados no CRA.


“Com essa nova gestão, estamos fazendo um trabalho de divulgação para que todos conheçam o conselho porque ele ajuda na qualificação do profissional. É importante esse desenvolvimento econômico, que as pessoas empreendam, mas com responsabilidade para que o negócio prospere”, explica. Segundo ele, a ideia é trazer eventos direcionados aos administradores registrados no conselho.

O presidente ressalta que o registro é feito de forma online, assim como o envio dos documentos, e o administrador recebe um documento válido em todo o país comprovando a atuação. Os registrados devem pagar uma anuidade de R$ 510 e, além dos treinamentos, tem acesso a um clube de benefícios, inclusive com plano de saúde.Também de acordo com Padula, o CRA está fazendo parcerias com administrações municipais, como a Prefeitura de Londrina, para colocar como obrigatório o registro no CRA ao assumir um cargo público na área da administração.


Sobre a formação de novos profissionais, Marcello Crispiniano Padula ressalta que o CRA faz reuniões com os coordenadores de curso para passar a visão do que vem acontecendo no mercado de trabalho para que o profissional já chegue mais bem preparado. “Nós tentamos antecipar as tendências para já nos prepararmos para elas, mas diferente de antes, agora os planejamentos são de, no máximo, quatro anos porque nesse período tudo pode mudar”, afirma.

PARTICIPAÇÃO FEMININA

Carla Lourenço da Costa, coordenadora da Comissão Permanente de Tomada de Contas e coordenadora da Comissão ADM Mulher Paraná, destaca que a nova gestão do CRA também trouxe projetos voltados para atender as administradoras, já que 57% dos registros do conselho e 63% dos matriculados nos cursos de administração são mulheres. Segundo ela, o objetivo é auxiliar tanto as mulheres que querem focar na parte da gestão de empresas quanto as que querem abrir o próprio negócio: “e isso sempre pensando no fortalecimento da profissão e no desenvolvimento de toda a região”.