Congresso termina hoje com debates pela manhã
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 05 de julho de 2001
Hoje, último dia do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, acontecem seis simpósios e mesas-redondas, das 8h30 às 11 horas. O período da tarde será dedicado a assembléia geral e debates sobre as principais conclusões do evento, promovido pela Embrapa, Iapar, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Estadual de Maringá.
Na parte da manhã, uma das discussões será em torno do Novo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, sob coordenação do pesquisador Gustavo Ribas Curcio, da Embrapa Florestas. Também serão discutidos os Ganhos de produtividade de culturas anuais com micronutrientes e Manejo de solos para reduzir a produção de sedimentos: o desafio do novo milênio, abordando principalmente o controle da erosão nas zonas agrícolas e urbanas para preservação da quantidade e qualidade das águas potáveis do planeta.
Paralelamente, acontece o simpósio Equilíbrio químico como fator de sustentabilidade do solo e as mesas-redondas com os temas A biota (vida) do solo pode ser um índice para avaliar a capacidade produtiva do solo e As vantagens e desvantagens do uso da metodologia do césio 137 para medir erosão e deposição de solo.(S. L.)