Confiança do consumidor cai em setembro
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Ayr Aliski<br>Agência Estado 
Brasília - O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) ficou em 110,1 pontos em setembro, o que representa uma leve queda em relação a agosto, quando alcançou 110,3 pontos. O dado foi divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em setembro do ano passado, o Inec estava em 113,2 pontos.
"A confiança dos consumidores está baixa há quatro meses, permanecendo em patamar estável após a forte queda registrada em junho", cita a pesquisa da CNI. Em maio, o Inec tinha chegado a 114,1 pontos, mas caiu para 110,1 pontos em junho. Desde então, não saiu da casa dos 110 pontos. O Inec é um índice de base fixa e considera como padrão a média de 2001, de 100 pontos.
No cálculo, a entidade considera um conjunto de seis indicadores: expectativas de inflação, expectativa de desemprego, expectativa de renda pessoal, situação financeira, endividamento e compra de bens de maior valor. Na comparação com agosto, brasileiros estão mais pessimistas com o desemprego e a inflação e mais otimistas com a renda pessoal e o endividamento.
Quanto ao futuro, o índice de expectativa de inflação ficou em 99,3 pontos em setembro, ante 105,5 pontos em agosto. O índice de expectativa de desemprego marcou 115,3 pontos este mês, frente 122,2 pontos, em agosto. A expectativa de renda pessoal ficou em 112,0 pontos em setembro, ante 108,4 pontos no mês passado.
A avaliação do consumidor quanto à situação financeira atual ficou em 109,3 pontos em setembro, ante 109,0 pontos em agosto. A percepção quanto ao endividamento chegou a 106,0 pontos. Já o indicador sobre compras de bens de maior valor ficou em 114,7 pontos em setembro, ante 113,8 pontos, em agosto.


