Trabalhar e aperfeiçoar o design como forma de fixar o conceito de marcas. Essa é uma das ações definidas como prioridade entre as 40 empresas de Londrina e região que fazem parte do Programa de Desenvolvimento do Setor do Vestuário. O plano de ações é resultado de uma oficina de planejamento estratégico, realizada recentemente pelo Sebrae/PR em conjunto com os empresários, com o objetivo de identificar quais os pontos que devem ser trabalhados em cada empresa e quais as necessidades coletivas do grupo.
Um dos objetivos em comum apontados pelo diagnóstico é o de ampliar as vendas do setor. Londrina é hoje considerada um importante pólo regional de confecção, contando com cerca de 160 empresas, sendo que 70% são fabricantes de marcas próprias.
Segundo o consultor do Sebrae/PR responsável pelo programa, Paulo Di Chiara, o principal desafio das pequenas e médias indústrias regionais é projetar as marcas de Londrina e região para o mercado nacional. ''É preciso primeiro identificar qual o público alvo de cada empresa, para então utilizar o design para diferenciar as marcas próprias no mercado'', salienta.
Para isso, até março de 2006, cada empresa deverá passar por consultorias individualizadas em qualidade e produção, design, modelagem, além das áreas de comercialização, análise financeira e custos, acesso ao crédito e planejamento estratégico. No entanto, o volume de horas em cada área será definido de acordo com a necessidade de cada empresa especificamente. Ao todo, serão cerca de 5 mil horas de consultorias, realizadas por uma equipe de consultores especializados do Sebrae/PR e Senai.
O Programa de Desenvolvimento do Setor do Vestuário de Londrina e Região é uma iniciativa do Sebrae/PR, Sindicato da Indústria do Vestuário do Paraná (Sivepar), Fiep e Senai.

mockup