Conectividade (Tadeu Felismino)
Conectividade (Tadeu Felismino)
Londrina Tecnópolis
Esta é a proposta que está emergindo da V Jornada Tecnológica de Londrina, primeira Internacional, que começou ontem e termina amanhã às 17 horas no Hotel Sumatra. A exemplo de centenas de cidades e regiões do mundo, que tornaram-se competitivas a nível mundial, obtendo desenvolvimento econômico e social com qualidade de vida, estruturando-se como Tecnópolis, também Londrina deve seguir esse caminho. Desta forma, Londrina Tecnópolis deve ser o nome e a idéia-força do projeto que vai aglutinar os atores do desenvolvimento local e regional nos próximos anos.
Sinergia
A idéia de uma Tecnópolis é mais virtual que física. Significa a criação de redes, verticais e horizontais, em setores econômicos selecionados, amarrando organizações públicas e privadas, criadoras e usuárias de tecnologias, para obtenção de maior valor agregado e mais empregos qualificados, através da otimização dos recursos existentes, racionalização de custos e criação de estruturas e serviços para suprir as carências identificadas.
No caso da região de Londrina, a implantação de uma Tecnópolis começa com um levantamento das ofertas e demandas de serviços tecnológicos existentes, nos setores econômicos que forem selecionados (eletro-telecomunicações, agronegócio, saúde e outros).
Esse mapa tecnológico regional é que vai orientar um amplo projeto de criação de redes e implantação de novas estruturas, capaz de turbinar o desenvolvimento regional.
Pobreza na Riqueza
Vitor Soares, de Portugal, chacoalhou a plenária da Jornada Tecnológica, ontem à tarde, com dados de um recente relatório da ONU sobre a pobreza no mundo:
- As 225 pessoas mais ricas do planeta têm a mesma riqueza que os 40% mais pobres da população;
- Os 20% mais ricos respondem por 86% do consumo mundial, ao passo que os 20% mais pobres consomem 1,3%;
- Nos países desenvolvidos há 100 milhões de pessoas sem casa para morar;
- A renda familiar na África está hoje 5% menor do que há 20 anos;
- Em 70% dos países, o consumo médio da população também é inferior ao de 20 anos atrás;
- Outra bomba dos países desenvolvidos: 25% dos jovens não aparecem nas estatísticas escolares nem do mercado de trabalho...
- É a primeira vez na história da humanidade em que o desemprego aumenta, num quadro de crescimento econômico;
- É assombrosa a concentração de capitais em grandes grupos econômicos (IBM, General Motors, Fiat etc) sem nenhum controle;
- Diariamente mil novos produtos são inseridos no mercado, já não é a produção que comanda o consumo e sim as redes de distribuição;
- A ditadura das redes de distribuição implantou uma tal massificação do consumo, que hoje em dia compra-se as mesmas coisas em qualquer parte do mundo - perdemos o direito à diferença - lamenta Soares.
Fórum Regional
A partir das 8h30m de hoje, a Jornada Tecnológica abre espaço para o Fórum Paranaense de Desenvolvimento Regional, que será presidido pelo secretário Miguel Salomão, do Planejamento e Coordenação Geral. A exemplo do que acontece no mundo, o Paraná intensifica seu planejamento visando o fortalecimento das regiões homogêneas do estado.
Uma dessas ações, coordenada pela Secretaria de Fazenda, é o Banco de Empregos, que concederá aval do estado para financiamentos a pequenas e micro-empresas, no valor de até R$ 50 mil, a baixo custo.
Também a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho organiza diversos programas e projetos visando desenvolver as capacidades regionais. Tudo estará sendo debatido hoje.
Desenvolvimento Tecnológico
Amanhã, a Jornada termina com o Fórum Paranaense de Desenvolvimento Tecnológico, presidido pelo secretário Alexandre Beltrão, da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior. Será a primeira discussão pública sobre o recém criado Fundo Paranaense de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que administrará 2% da receita tributária do estado (aproximadamente R$ 60 milhões por ano) para projetos de pesquisa e desenvolvimento. Para o encerramento da Jornada, amanhã às 16 horas, o prefeito Antonio Belinati e o presidente da Adetec, João Milanez, convidaram o governador Jaime Lerner.
TADEU FELISMINO, jornalista e coordenador da Adetec, escreve neste espaço às quintas feiras.
E-mail: [email protected] Site: www.adetec.org.br





