Conectividade (Tadeu Felismino)
Hoje, última quinta feira de novembro, é o principal feriado americano em todo o ano, o Dia de Ação de Graças.
Mais do que no Natal, Páscoa, no Dia da Independência ou em qualquer outra data cívica ou religiosa, é no Thanksgiving Day que as famílias americanas se reúnem em torno do tradicional peru assado, para agradecer a Deus pelo país, família, trabalho, saúde e liberdade. É o dia de maior movimento nos aeroportos do país, em todo o ano.
A comemoração nasceu de um episódio histórico, ocorrido no início do século XVII, quando pioneiros do estado de Massachussets, vivendo terríveis privações para se estabelecer no novo mundo, foram socorridos e salvos da fome por uma tribo indígena.
Não deixa de ser curioso que a nação mais poderosa do planeta, que concentra quase metade da riqueza mundial, tendo menos que 10% da população, e que exerce o papel de polícia do mundo, tenha um feriado nacional exclusivo, e que este seja dedicado ao humilde ato de agradecer.
Curioso e revelador, diga-se de passagem...
Respeito e solidariedade





