SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Concessionárias e escritórios serão autorizados a abrir na cidade de São Paulo nesta sexta-feira (5). Segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB), os protocolos são assinados nesta quinta (4) e passam a valer a partir de amanhã.

As medidas para a reabertura foram apresentadas nesta quinta, em uma entrevista coletiva da prefeitura.

Os estabelecimentos poderão funcionar quatro horas por dia e a abertura e o fechamento devem acontecer fora dos horários de pico de trânsito. Eles não podem, portanto, abrir depois das 7h e antes das 10h e fechar depois das 17h e antes das 20h.

Entre os protocolos a serem seguidos, estão o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, com demarcações e barreiras físicas, e estímulo ao trabalho remoto, principalmente para mães com filhos pequenos.

Pessoas dos grupos de risco também devem evitar o trabalho presencial e a limitação de 20% de público nos espaços deve ser respeitada.

Em relação aos processos de higienização, os escritórios e concessionárias devem disponibilizar álcool em gel, água, sabão e toalhas descartáveis, intensificar medidas de limpeza e reforçar a higienização do sistema de ar condicionado.

O uso de máscaras por funcionários e clientes também é obrigatório e as empresas devem fazer medição de temperatura e testagem de funcionários que apresentarem sintomas de coronavírus.

Covas afirmou que, até ontem a noite, a prefeitura da capital recebeu 74 propostas de reabertura -42 são dos 5 setores que estão na segunda fase do plano de reabertura do estado de São Paulo. As outras 32 são de setores das demais fases.

No plano do estado de São Paulo, a capital foi incluída na chamada área laranja, na classificação de cinco fases do governo: vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Na primeira, há restrição total, que vai desaparecendo gradualmente até chegar na fase azul, de abertura.

Questionado sobre como a prefeitura se planeja para o maior movimento de pessoas, esperado pela reabertura, o prefeito também disse que 2.000 ônibus entrarão em circulação de acordo com a demanda da SPTrans para não haver superlotação. Hoje, a frota é de 8.400.

Até esta quarta-feira (3), a cidade tem 72.171 casos confirmados de Covid-19 e 4.480 óbitos.

Já taxa de ocupação de leitos de UTI na capital é de 64%. Em todo o estado, a taxa é de 71,4%.