Agência Estado
De São Paulo
Quem adquiriu ações da Telesp ou da Telebrás por meio de Planos de Expansão pode ter uma quantia acima do que imagina. É que após a privatização da empresa, em julho de 98, houve uma divisão dos papéis e muitos acionistas estão consultando apenas o valor das ações da Telebrás. Isso significa estar olhando a cotação de apenas 1,2% da composição do papel.
O gerente da Banespa Corretora, Carlos Kayatt, explica que para saber quanto estão valendo as ações é preciso verificar a cotação do Recibo de Carteira da Telebrás (RCTB). ‘‘Com a privatização, houve uma cisão do papel da Telebrás em 12 ações de empresas de telefonia.’’ Esse recibo foi criado para facilitar a negociação de todo o bloco de ações de companhias que surgiram com a divisão. Fazem parte do recibo: Embratel Participações, Tele Celular Sul, Tele Centro-Oeste Celular, Tele Centro-Sul Participações, Tele Leste Celular, Tele Nordeste Celular, Tele Norte Celular, Tele Norte-Leste Participações, Tele Sudeste Celular, Telemig Celular, Telesp Celular e Telesp
Participações.
O acionista pode conferir o valor das ações diariamente nos jornais ou na agência do banco onde possui conta corrente. O código do recibo é RCTB 31 para quem tem ações ON e RCTB 41 para quem possui ações PN. Na sexta-feira, o lote de mil ações ON valia R$ 111,99 e o de PN, R$ 166,20.
Quem decidir vender suas ações poderá procurar uma das agências dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Banespa, Bradesco, HSBC, Itaú, Real e Unibanco) munido de CPF, RG e comprovante de residência. Não é necessário ser correntista do banco.
A agência fará o bloqueio das ações e, no dia seguinte, a corretora efetuará a venda dos papéis na Bolsa de Valores. Depois de três dias úteis, o banco fará o pagamento direto ao cliente ou creditará a quantia em sua conta corrente. O cliente terá de desmbolsar um porcentual referente à taxa de corretagem que varia de 2% a 4% do valor da negociação.

mockup