A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná reuniu-se na última sexta-feira (26), na sede da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), com a participação online do diretor de Planejamento da Infra S/A, o engenheiro civil Cristiano Della Giustina, direto de Brasília. A Infra é uma empresa do Governo Federal, responsável por obras ferroviárias, planejamento e estruturação de projetos para o setor de infraestrutura de transportes. O deputado federal Diego Garcia articulou a participação de Giustina.

O diretor da Infra, Cristiano Della Giustina, fez uma apresentação sobre a situação no Governo Federal do projeto do Contorno Norte de Londrina. Segundo ele, foi feito um traçado que servirá para o leilão que vai definir a nova concessionária. Mas o desenho pode mudar conforme o andamento das obras: “O traçado é referencial, porque ainda depende de definições ambientais e levantamentos topográficos e socioreferenciais, para ver as áreas mais conurbadas. Também serão feitos estudos geológicos, para ver onde o solo é mais adequado para a infraestrutura. Tudo será discutido com a comunidade local”, relatou.

Segundo o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), um dos líderes da Comissão, o objetivo do convite a Giustina foi conhecer a ideia da Infra sobre o traçado do contorno: “Precisamos saber até que ponto ela coincide com o projeto que temos, feito pela Econorte, para entender o que é possível aproveitar, até mesmo para agilizar a obra”, explica.

Giustina recomendou que os municípios coloquem nos planos diretores a reserva de áreas para o contorno, para facilitar o processo quando chegar a fase de desapropriações. Isso deve ajudar a tornar a obra mais barata, além de agilizar o prazo para licenciamento ambiental.

A Comissão definiu a realização de uma reunião técnica entre as prefeituras, dentro de 15 dias, para tratar do Contorno Norte. A preocupação do deputado Tiago Amaral é garantir o melhor projeto para a região: “Temos que encaminhar uma posição conjunta nossa, senão eles é que vão definir. Como resultado, pode ser que não levem em conta as nossas discussões e o que é o melhor para o desenvolvimento da nossa região”.

Embora a obra seja esperada há muito tempo, a discussão sobre o novo traçado precisa ser feita com bastante atenção, até porque é algo que não atrapalha o processo em andamento.

O trajeto do Contorno Norte de Londrina vai causar impacto no desenvolvimento regional, influenciando a instalação de empresas. "Hoje, estão sendo liberadas construções de indústrias em áreas que podem conflitar com o traçado, por isso, a necessidade da definição do projeto", disse Conrado Scheller, prefeito de Cambé.

Representantes do setor público e privado da região ouviram representante do Governo Federal detalhes sobre traçado do Contorno Norte que servirá para o leilão que definirá nova concessionária da BR-369
Representantes do setor público e privado da região ouviram representante do Governo Federal detalhes sobre traçado do Contorno Norte que servirá para o leilão que definirá nova concessionária da BR-369 | Foto: Toni Silva/Divulgação

PROVIDÊNCIAS
Como medidas práticas, a Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná vai encaminhar à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) o projeto executivo que já existe, validado pelas prefeituras. Isso pode antecipar etapas, além de garantir uma obra que realmente atenda às necessidades regionais.

Amaral enumera outras providências que serão tomadas: “Vamos buscar adiantar estudos já dentro dos planos diretores municipais, bem como o que será necessário em relação a desapropriações. Com tudo isso, podemos ter um ganho de velocidade na obra”.

CONTORNOS

O Contorno Norte de Londrina faz parte do lote 4 das concessões de rodovias do Paraná, que está em avaliação no Tribunal de Contas da União. A extensão prevista é de 30km, em pista dupla, com três trevos e duas interseções em diamante. O valor referencial para a construção da pista é de R$ 311 milhões, mas terá que ser atualizado, já que foi calculado em janeiro de 2021. Também são previstos R$ 57,7 milhões para desapropriar os terrenos necessários.

A reunião tratou ainda do Contorno Leste de Londrina, que, no entendimento do deputado Tiago Amaral, deveria ser obrigação do Governo Federal: “Vamos lutar, porque a cidade de Londrina está unida para achar os caminhos do nosso desenvolvimento.”

O Contorno Norte de Londrina é uma obra que prevê desviar o trânsito da BR-369, que hoje passa por dentro de áreas urbanas de Londrina, Ibiporã e Cambé. Quando estiver pronta, a obra vai, por exemplo, retirar o tráfego pesado da Avenida Brasília, em Londrina.

O projeto original é de 1997, mas nunca saiu do papel, por conta das alterações no contrato do pedágio, feitas em 1998. Com o passar do tempo, o plano se tornou obsoleto, porque as cidades cresceram em direção à área que estava prevista para a obra. Em 2017, a Econorte, então concessionária do pedágio no trecho, apresentou um novo traçado, que passou a incluir pista dupla.

OBRAS EM ANDAMENTO

Tiago Amaral, que está sempre em contato com órgãos como o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), atualizou os participantes da reunião a respeito de outras obras que a Comissão luta para concretizar como a duplicação da PR-445.

Entre Mauá da Serra e Lerroville, há dois segmentos em obras. Nestes últimos meses, houve avanços na construção do novo sistema de drenagem e de obras de arte correntes, com execução de valetas de concreto e dos berços para implantação dos bueiros. Também foram iniciados os serviços para implantação de um passa-fauna e da terraplanagem do trecho, nos locais onde será executada a plataforma da nova pista, paralela à atual.

Já o segmento central do trecho continua sem obras. Foi liberada pelo Iphan a área do sítio arqueológico, mediante monitoramento arqueológico do local e trabalhos complementares relativos aos materiais no local. Mas o DER/PR ainda está em tratativas com o IAT para liberação do trecho. Está pendente a definição quanto às dimensões dos passa-faunas que serão implementados no local.

VIADUTO DA PUC

O DER/PR notificou o Consórcio Interseção BR-369 Londrina para que explique por que os serviços, que já foram autorizados, ainda não começaram. O Consórcio enviou a defesa no dia 15/05, que está sendo analisada pela equipe do DER.

Participaram da reunião: Angelo Pamplona, presidente da Acil; Decarlos Manfrin, representante do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina; Carlos Ribeiro, presidente da AEPIC; Rosinda Stremlow, empresári; Conrado Scheller, prefeito de Cambé; William Rosa, gerente de negócios da Associação Médica de Londrina; Alexander Marchiori, prefeitura de Londrina; Rosaly Nishimura e Cristiane Biazzono, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina; Fernando Bergamasco, engenheiro da Secretaria de Obras de Londrina; Carlos Alberto da Silva, assessor do deputado federal Filipe Barros; Diego Garcia, deputado federal; Tiago Amaral, deputado estadual; Nicolás Mejía, CEO do Grupo Folha de Londrina; José Carlos Salgueiro, secretário municipal de Planejamento de Rolândia; Célia Catussi, presidente do Sinduscon; Cassia Calzavara, arquiteta da Prefeitura de Ibiporã; Jairo Tamura, vereador de Londrina; Sergio Bonocielli, e Pedro Semprebom, diretores do Grupo ATT (Logística).

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