Comércio vê reação nas vendas
Da Redação
As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e ao Protecheque indicam um incremento nas vendas do comércio londrinense neste mês em relação a janeiro. O SCPC, que serve de termômetro para as vendas a prazo, recebeu 72.819 consultas até 28 de fevereiro, contra as 62.966 feitas no mês passado o equivalente a um crescimento de 15,64%. Em comparação com fevereiro passado, que registrou 72.924 consultas, houve empate.
Os números foram divulgados ontem pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), que administra o serviço. O aumento no Protecheque, que atende principalmente as vendas à vista, foi de 19,30% no mesmo período. Foram feitas 36.828 consultas contra as 30.870 de janeiro passado. Em relação ao ano passado, quando o Protecheque recebeu 34.885 chamadas, o aumento é de 5,56%.
O presidente da Acil, Valter Orsi, considera o desempenho de fevereiro muito positivo comparado aos anos anteriores que tiveram incrementos menores no período e pelo fato de várias lojas que têm sede em outras cidades terem deixado de usar o serviço em Londrina. Isso prova um desempenho ainda maior em relação aos anos anteriores, disse. Os principais impulsionadores das vendas este mês, segundo a Acil, foram as liquidações de verão e as finais do Torneio Pré-Olímpico de Futebol.
A inadimplência, porém, aumentou 15,49% neste mês em comparação com janeiro. Até o último dia 28, foram feito 6.089 registros no SCPC contra os 5.272 feitos no mês passado. Mas em relação a janeiro do ano passado houve uma redução de 21,61% na inadimplência.





