Albari RosaSem controleQuintiliano Junior, da CACB e Farage Kouri, da Faciap: emissão de cheques sem fundos preocupaAs associações comerciais do País devem estar com seus sistemas de consulta ao crédito pessoal (SCPC) e ao cheque (Telecheque) interligados dentro de 40 dias com objetivo de fechar o cerco sobre os maus pagadores e diminuir a inadimplência. A informação foi divulgada ontem, em Curitiba, pelo presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Joaquim Quintiliano Junior, durante apresentação de um levantamento sobre a ocorrência de cheques sem fundos feito pela entidade.
A pesquisa da CACB acusou um crescimento de 38,2% na emissão dos cheques sem fundos no País em relação a 1997, o que motivou a preocupação da categoria. No Estado, pesquisa feita pela Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Paraná (Faciap) mostrou que a inadimplência cresceu 52% nos últimos doze meses.
Hoje, 12 Estados (Paraná, Santa Catarina, Bahia, Sergipe, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Ceará, Mato Grosso do Sul e São Paulo) já estão interligados. A rede de informações vai consumir R$ 10 milhões para sua implantação. Além de informações sobre crédito, essa rede vai se tornar uma opção para o fechamento de negócios no Brasil e no exterior. ‘‘Vamos ofertar para os associados um material que pode ser pesquisado para a busca de novos mercados e fornecedores’’, disse Quintiliano.
ReformasO presidente da Faciap, Farage Kouri, aproveitou a reunião de lideranças empresariais para se colocar contra a política de juros altos promovida pela governo federal e pedir ações governamentais para o desenvolvimento da economia. ‘‘Precisamos reduzir a taxa de juros, aprovar a reforma administrativa e da previdência, criar linhas de crédito para o setor, para retomar o desenvolvimento, que vai diminuir as causas da inadimplência’’, disse Kouri.

mockup