A Prefeitura de Londrina restabeleceu os decretos 541/2020 e 558/2020, que permitem o funcionamento do comércio, prestação de serviços e shoppings com restrições até esta quarta-feira (15), quando serão discutidas novas medidas. O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, deve fazer uma live para detalhá-las.

.
. | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

O comércio, portanto, poderá reabrir nesta quarta-feira (15) das 10h às 16h, shoppings das 11h às 19h e bares e restaurantes até 22h com 50% da lotação, de segunda a sexta-feira.

No fim da tarde, o Governo do Estado anunciou em nota que as medidas restritivas impostas pelo decreto 4942/20 a sete Regionais de Saúde do Estado - inclusive Londrina - perdem efeito a partir desta terça-feira (14). Ficam mantidas as restrições apenas à 1ª Regional, do Litoral, até 21 de julho. A decisão foi tomada por orientação da vigilância epidemiológica.

A Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) negocia a mudança do horário de funcionamento do comércio para diminuir aglomeração nos ônibus no horário de abertura das lojas.

A proposta é que os estabelecimentos abram às 11 horas e feche às 19 horas, ganhando assim duas horas de funcionamento. "Estava tendo muita reclamação do horário dos ônibus de manhã", afirma o presidente da entidade, Fernando Moraes. Para os shoppings centers, a proposta é de funcionamento das 12 horas às 20 horas.

A Associação pede também a reabertura das praças de alimentação dos shoppings. “Londrina é a única cidade do Paraná que continua com a praça alimentação dos shoppings fechada”, enfatiza Moraes.

Ele ainda cobra resposta do Governo do Estado sobre os motivos que levaram à imposição da quarentena mais rigorosa a Londrina. "Infelizmente o governo não respondeu o que gostaríamos, quais foram os critérios (para o decreto estadual) até agora. Queremos explicação de por que fechou."

Veja a nota do Governo do Estado na íntegra:

NOTA – GOVERNO DO ESTADO

O Governo do Estado informa que as medidas restritivas constantes do decreto 4942/20, válidas para as regionais de Saúde de Londrina, Cascavel, Cornélio Procópio, Toledo, Cianorte e Região Metropolitana de Curitiba perdem efeito a partir desta terça-feira (14). A decisão foi tomada por orientação da vigilância epidemiológica. As restrições para a 1ª Regional de Saúde, do Litoral, serão mantidas até o dia 21 de julho.