Comércio do PR reduz ritmo de crescimento
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 24 de maio de 2005
Andréa Lombardo<br>Equipe da Folha 
Curitiba As vendas no comércio paranaense continuaram crescendo, no primeiro trimestre deste ano, mas em um ritmo bem menor ao registrado em 2004. Segundo dados da Federação e Sindicato dos Empregados no Comércio do Paraná e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), divulgados ontem, o crescimento foi de 3,04%, enquanto no ano passado, havia tido alta de 11% em relação a 2003. O índice paranaense também ficou abaixo da média nacional que foi de 5,87%.
Segundo análise do economista do Dieese, Sandro Silva, essa desaceleração era previsível já que a base de comparação no ano passado (2004/2003) era baixa , mas foi maior que a esperada. As taxas de juros, que vêm crescendo desde setembro de 2004, é um dos fatores que explicam a desaceleração, disse ele, somado ao mau desempenho da agricultura, por conta da estiagem, a queda de cotação de produtos agrícolas e a redução das exportações em razão da valorização do real frente ao dólar.
Os segmentos que tiveram melhor desempenho no trimestre foram de móveis e eletrodomésticos (17,37%) e de hiper e supermercados (1,19%). Apresentaram recuo nas vendas o setor de combustíveis e lubrificantes (-2,09%) e o de tecidos, vestuário e calçados (-2,05%).
Sandro Silva afirmou que há possibilidade de uma recuperação do crescimento das vendas do comércio, a partir do segundo trimestre, com a injeção do aumento do salário mínimo. Outra perspectiva positiva são as negociações salariais de várias categorias, lembrou o economista, que estão conseguindo zerar a inflação.
Se as vendas não atingiram o resultado esperado, por outro lado, o Paraná teve o terceiro melhor desempenho no crescimento do nível do emprego no comércio do País, com variação de 1,12%, ficando atrás de Piauí (1,51%) e São Paulo (1,28%). A média nacional ficou em 0,60%. Em números absolutos, o saldo de empregos no Estado (4.576 vagas) foi o segundo melhor, perdendo apenas para São Paulo (21.788).
O número estimado de trabalhadores com carteira assinada no comércio paranaense é de 413.115, representando 7,62% do contingente total do comércio no País (5.421.541).


