Comércio começa a se aquecer com as vendas de Natal
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Aline Vilalva <br> <br> Reportagem Local
Faltando pouco menos de um mês para o Natal, os consumidores já estão animados para as compras de final de ano. O comércio, que funciona em horário ampliado a partir do dia 5, está experimentando crescimento do movimento desde a semana passada. A Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) espera aumento de aproximadamente 10% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.
''Esse percentual é muito significante porque nos últimos três anos temos acompanhado um crescimento muito bom do comércio no Natal. Portanto, a Associação acredita que essa média será mantida'', afirma Marcelo Ontivero, diretor comercial da Acil. ''Já podemos observar um movimento maior nas vendas e também de consumidores pesquisando produtos para comprar posteriormente'', conta.
Roupas, calçados, perfumaria e eletrônicos devem continuar se destacando nas vendas de final de ano. De acordo com Ontivero, entretanto, os tablets também devem se despontar neste ano porque esses produtos tiveram crescimento na oferta de modelos, configurações, variedade e preços mais acessíveis, ''o que favorece a competição e beneficia os consumidores''.
A campanha Londrinatal é outro atrativo para quem comprar no comércio local. Este ano, a iniciativa tradicional, que começa no dia primeiro, chega com uma novidade: quatro caminhões de prêmios que serão sorteados nos dias 9, 16, 23 e 30 de dezembro. ''São 144 prêmios que irão para 36 clientes por semana'', diz Ontivero. Entre os itens estão notebooks, smartphones, vídeo games, lavadoras, refrigeradores e fogões.
Desde o dia 20, as vendas do Royal Plaza Shopping experimentaram aumento de aproximadamente 5%. ''Como algumas empresas já liberarm o 13º salário, os clientes se anteciparam e foram às compras'', considera o gerente de Marketing, Denison Camargo. A expectativa é de que esse volume seja 10% superior ao registrado no final do ano passado. O fluxo de clientes, por sua vez, deve crescer até 13%.
A vendedora Simone Feitoza, da Monezzi Moda Feminina, do Royal, revela que o movimento ainda está fraco, se comparado ao de novembro de 2010. ''Começou a aumentar no sábado e deve se intensificar a partir da primeira semana de dezembro'', prevê. A vendedora da Inove, Josiane Schuindt, espera, por sua vez, que a procura fique aquecida a partir do dia primeiro. ''Talvez o pessoal esteja esperando o 13º'', considera.
A Associação dos Lojistas do Shopping Catuaí prevê aumento de 5% nas vendas neste Natal. ''É um percentual muito bom, considerando que o crescimento do ano passado foi alto'', afirmou por meio de sua assessoria.
Bons preços
A assistente de escritório Adriana Brandão está aproveitando as férias para dar uma olhada nas lojas e garantir os bons preços dos produtos que pretende levar para a casa. ''Quero comprar calças jeans, mas se encontrar produtos baratos, também vou levar para presentear os familiares.''
Vestuário, calçados e aparelhos eletrônicos são o foco da contadora Leda Cristina Alberto. Ela, que mora em Santa Catarina há quatro anos, costuma vir a Londrina para aproveitar os preços, que considera mais acessíveis. ''Os preços de lá chegam a quatro vezes mais que os daqui e com menos opções'', diz. ''Por isso, vou ficar a passeio em Londrina por uma semana e já vou aproveitar as promoções de Natal para garantir os presentes'', reitera.
Horário de funcionamento
De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho firnada entre comerciários e comerciantes, a partir do dia 5 de dezembro, as lojas ficarão abertas das 9 às 22 horas de segunda à sexta-feira e aos sábados das 9 às 18 horas. Os horários seguirão até o dia 24 de dezembro. No dia 18 (domingo) as lojas vão funcionar das 9 às 17 horas.