Comerciários protestam no sábado
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de maio de 2000
Cláudia Lopes De Londrina 
Comerciários em Londrina estão programando para este sábado um protesto no centro da cidade contra o horário de funcionamento de algumas lojas que estenderam, com amparo de liminar, o atendimento até as 18 horas.
Em reunião promovida ontem no início da noite pelo sindicato da categoria, em que participaram 500 trabalhadores, ficou definido que o protesto será às 12h30, partindo do calçadão. Dali, os manifestantes pretendem percorrer as lojas que estão abrindo até mais tarde para chamar os funcionários ao movimento.
O vice-presidente do sindicato dos trabalhadores, Manoel Teodoro da Silva, calcula que cerca de dez lojas de Londrina estejam funcionando em horário diferenciado aos sábados. O número de solicitações de álvaras é bem maior. Segundo a gerência de concessões de atividades econômicas da prefeitura municipal, aproximadamente 200 empresas entraram com pedido de álvara para estender o atendimento. A maioria dos comerciários não quer trabalhar neste horário. O problema é que muitos lojistas estão dizendo que, se algumas lojas continuarem funcionando aos sábado à tarde, eles também vão abrir.
Apesar do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina ter conseguido uma liminar neste ano autorizando o funcionando neste horário, nem todos os lojistas concordam com a mudança, que não é obrigatória. No mês passado, a categoria entrou com recurso para tentar derrubar a liminar obtida pelo sindicato patronal, até agora sem sucesso. O sindicato pediu ao Ministério do Trabalho fiscalização rigorosa sobre os estabelecimentos nesse sábado.


