Paulo Pegoraro

Lourdes TirelliÁrea do Centro Tecnológico, em Cascavel, vai servir para a mostra de novidades e práticas agrícolas durante o Show Rural, que deve reunir cerca de 40 mil pessoas até sexta-feiraComeça hoje o Show Rural 98, da Cooperativa Agropecuária Cascavel (Coopavel), evento apontado como um dos mais importantes do País em termos de disseminação de tecnologias entre produtores rurais. O Show, realizado no Centro Tecnológico Coopavel (CTC), à margem da BR-277 e a 25 quilômetros da cidade, deve atrair cerca de 40 mil pessoas até sexta-feira, no encerramento, segundo expectativa de Dilvo Grolli, presidente da cooperativa.
São aguardadas caravanas de agropecuaristas de várias regiões do Paraná e de países do Mercado Comum do Sul. Durante a semana, estarão presentes o ministro da Agricultura, Arlindo Porto, o governador Jaime Lerner (PFL) e o secretário de Agricultura Antonio Poloni. O Show Rural chega à décima edição atraindo 70 empresas que atuam em pesquisa, insumos e maquinários, e com 1,5 mil técnicos à disposição dos produtores, para orientações, palestras e demonstrações.
Além de espaços parta novos equipamentos e maquinários, o CTC destina 70 hectares para cerca de quatro mil experimentos voltados à qualidade e produtividade. Na agricultura, os experimentos compreendem soja, milho e algodão - lavouras da época -, culturas alternativas, manejo de solo, adubação verde, plantio direto, aplicação de defensivos - inclusive os biológicos -, inoculação de sementes e outras práticas, horticultura, fruticultura, ervas medicinais e outras culturas.
Na pecuária, confinamento de bovinos, gado leiteiro e resultados com suínos, aves e ovelhas, e ainda apicultura, piscicultura e outras alternativas. Rogério Rizzardi, da comissão organizadora do Show Rural, observa que os agropecuaristas precisam dominar novas tecnologias e aplicá-las adequadamente, ‘‘para que os resultados remunerem adequadamente a produção’’. Segundo Rizzardi, isso é conseguido ‘‘quando se produz com qualidade e se obtém alta produtividade’’.

mockup