A Receita Federal começa a receber nesta quarta-feira (15) as declarações do Imposto de Renda de 2023. São esperadas cerca de 39 milhões de declarações em todo o país, sendo aproximadamente 360 mil da região de Londrina, de acordo com o delegado da Receita Federal em Londrina, Reginaldo Cezar Cardoso.

Emerson Agra, diretor-financeiro do Sescap-LDR (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina), informa uma mudança no prazo de declaração este ano. “Historicamente, a declaração começava no início de março e acabava no final de abril. Agora, com a nova mudança, a Receita colocou o prazo para o dia 15 de março e também prorrogou para 31 de maio”.

Outra novidade é a declaração pré-preenchida. “Vai ficar mais fácil importar dados como saldo bancário, compra e venda de imóveis. Isso vai facilitar muito a declaração, porque minimiza a chance de erros que podem resultar em malha fiscal”, argumenta Agra.

Os contribuintes com imposto a restituir que optarem por receber os valores por Pix na declaração do Imposto de Renda 2023 vão entrar na lista de prioridades de restituição da Receita Federal e terão o dinheiro antes. A mesma regra vale para quem, em 2023, optar pela declaração pré-preenchida do IR.

Neste ano, há novas regras para o envio do documento. Quem é obrigado a declarar e perde o prazo paga multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido. “Por isso é importante se antecipar. O sistema da Receita não tem apresentado instabilidade nos últimos dias, mas pode ocorrer problemas com o aparelho do contribuinte, ou a falta de algum documento”, aconselha Reginaldo Cardoso.

A restituição é paga conforme o calendário determinado pela Receita Federal e as regras de prioridade. Para receber o quanto antes, é necessário não deixar a entrega para o final do prazo. No entanto, os contribuintes prioritários têm o direito de receber na frente dos demais independentemente da data de envio, se não houver erros na declaração.

A Receita também informou que quem declarar até 10 de maio tem maior probabilidade de receber os valores nos primeiros lotes, mesmo estando fora da lista de contribuintes prioritários.

ENTIDADES

O delegado da Receita lembra que o contribuinte tem a opção de encaminhar 6% do valor para fundos municipais que apoiam entidades de assistência social.

Cardoso ressalta que, em Londrina, poucos contribuintes têm adotado a prática. Em 2022, apenas 579 declarações continham a destinação, o que resultou em R$ 720 mil. “Cidades menores que Londrina conseguem um índice muito maior, então, acredito que é preciso que se crie essa cultura”, incentiva.