Não há mais fronteiras entre o mundo físico e o digital. Esta é a afirmação do superintendente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Diego Menão, sobre a relação atual de empresas e empreendedores com as ferramentas que o meio digital proporciona. Hoje, começa a Semana do Empreendedor Digital (SED), evento realizado anualmente pela Acil que chega à sua quarta edição.
A programação tem início às 19h30, no Buffet Planalto, com uma palestra com o jornalista e apresentador de TV Marcelo Tas com o tema "Inovação: a criatividade na era digital". O evento prossegue por mais dois dias na sede da Acil com outras palestras, oficina de storytelling, workshop gratuito de estratégias para as empresas e uma rodada de negócios com a participação de empresários e fornecedores do setor on-line.
Entre outros nomes de peso que estarão na SED deste ano está o de Ricardo Cabianca, que dirige a operação on-line da Sépha Perfumaria, uma das maiores lojas virtuais especializadas na venda de perfumes e cosméticos. Ele vai falar sobre a dinâmica entre o varejo digital e o varejo físico. Renato Mendes, que foi por quatro anos executivo das áreas de comunicação e marketing na Netshoes – uma das maiores lojas de calçados on-line do País, também participa do evento com uma palestra sobre o caso da Netshoes e o atendimento ao cliente no e-commerce.

Onipresente

"Ao passo que as possibilidades de atuação no mundo digital aumentam, diminui a barreira entre o físico e o digital", comenta Menão. Ele cita como exemplos as ferramentas de prospecção de novos clientes, soluções para melhorar o atendimento ou aquelas voltadas à gestão de negócios. "Seja no dia a dia de uma empresa, seja para quem quer montar seu próprio negócio, a questão digital tem que estar presente o tempo todo", acrescenta Menão.
A Semana do Empreendedor Digital, segundo ele, tem o objetivo de chamar a atenção dos empreendedores para a importância de incluir ferramentas digitais na sua estratégia de negócio. "A questão digital era apenas vista como como um suporte para o negócio. Mas a cada dia que passa, é mais importante que se torne parte da estratégia. A questão digital tem que ser orgânica, principalmente neste momento."
Para Menão, o momento difícil da economia exige que os empreendedores encontrem maneiras de impulsionar as vendas, e as ferramentas digitais podem ser aliadas. "O digital pode ajudar a impulsionar as vendas no mundo físico", ele explica.
Mais informações sobre a Semana do Empreendedor Digital e detalhes da programação podem ser encontrados no site www.acil.com.br/sed.

mockup