Proprietários de veículos relataram dificuldades na hora de quitar os impostos no Paraná nesta segunda-feira (20). Isso porque os sites da Secretaria da Fazenda e do Detran-PR ficaram fora do ar, impedindo que os motoristas emitissem a guia para o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor).

Quem tem um veículo com placas que terminam em 1 e 2 tinha que ter pago o imposto até a segunda-feira, mas para evitar prejuízos, o governo estadual prorrogou o calendário de pagamento do imposto para a próxima sexta-feira (24).

Com isso, as datas tanto para o pagamento em cota única quanto para as primeiras parcelas de todos os veículos tributados serão adiadas da seguinte forma, com base no final das placas:finais 1 e 2: 24/01/2025; finais 3 e 4: 27/01/2025; finais 5 e 6: 28/01/2025; finais 7 e 8: 29/01/2025; e finais 9 e 0: 30/01/2025.

De acordo com relatos dos usuários, a instabilidade nos sites do Detran e da Secretaria de Fazenda do Paraná começou ainda durante a manhã e seguiu ao longo da tarde. No portal do Detran, a mensagem que aparecia era “serviço está indisponível no momento”. Questionada pela FOLHA, a pasta disse que a instabilidade pode ser sentida por alguns usuários por conta da alta demanda causada pelo início do calendário de vencimentos do IPVA.

Antes de anunciar a prorrogação dos prazos, a pasta recomendou que os usuários instalassem o aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, para emitir as guias de pagamento.

Apesar da eventual instabilidade no sistema, a Receita Estadual reforça que a população redobre os cuidados na hora de fazer o pagamento do IPVA 2025, já que a quantidade de sites fraudulentos também aumenta nesta época do ano.

Para 2025, a Receita Estadual lançou um total de R$ 6,78 bilhões sobre uma frota tributável de mais de 4 milhões de veículos. Pela legislação, metade do valor arrecadado com o imposto é repassado aos municípios de emplacamento e o restante é usado pelo Estado para o financiamento de obras e custeio de atividades das áreas de saúde, educação e segurança pública.(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Atualizada às 18h05