A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, fez, nesta quinta-feira (21), a cerimônia de inauguração do Puma II, projeto que marcou a expansão da Unidade Puma, em Ortigueira. Este é o maior investimento da história da Companhia e o maior investimento privado já feito no Estado do Paraná. Com aporte de R$ 12,9 bilhões para a instalação de duas novas máquinas de papel, a MP27 e a MP28, ambas em operação e com capacidade produtiva total de 910 mil toneladas de papéis por ano, o Puma II reforça o modelo de negócio integrado, diversificado e flexível da empresa.

Anunciado em 2019, o Projeto Puma II integra o maior ciclo de crescimento da Klabin em seus 124 anos de história. A primeira fase, concluída em agosto de 2021, considerou a construção e a partida da Máquina de Papel 27 (MP27), que fabrica o inovador Eukaliner®, primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibra de eucalipto. Dois anos depois, em junho deste ano, houve o startup da Máquina de Papel 28 (MP28), segunda do Projeto e que tem foco na produção de papel-cartão, consolidando a posição da Klabin como uma das principais empresas globais no segmento. O equipamento também simboliza a estreia da Klabin no mercado de papel-cartão branco, reforçando a expansão de seu portfólio de produtos. Juntas, as duas máquinas elevam a capacidade de produção anual da Klabin para 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose.

Imagem ilustrativa da imagem Com investimento de R$ 12,9 bi, Klabin inaugura Puma 2 em Ortigueira
| Foto: Patrícia Maria Alves

"Concebido há mais de dez anos, com a construção da Unidade Puma, entre 2013 e 2016, a conclusão do Projeto Puma II marca uma nova década de crescimento da Klabin. Aumentamos expressivamente a nossa capacidade de produção, ingressamos em novos mercados e empregamos tecnologia de ponta para elevar a qualidade de nossos produtos e alavancar o desenvolvimento sustentável da Companhia", ressalta Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.

Regionalmente, as duas fases das obras do Projeto Puma II geraram mais de 33 mil empregos, diretos e indiretos. Além de estimular as empresas parceiras a contratarem trabalhadores locais.

A Klabin também valorizou a mão de obra investindo em formação técnica nas comunidades de Ortigueira e Telêmaco Borba, no Paraná.

INAUGURAÇÃO

O evento, realizado na data em que Dia do Árvore no Brasil é comemorado, contou com a presença de membros do conselho de administração, diretoria e colaboradores da Klabin, clientes, fornecedores, parceiros de negócios, comunidades, imprensa e autoridades. O governador do Paraná, Ratinho Junior, e o prefeito de Ortigueira, Ary Mattos, além de autoridades locais, prestigiaram a cerimônia, que teve início com uma visita guiada pelas novas máquinas.

Ratinho Junior comemorou a inauguração da unidade Puma II com a ideia de investir na tração de novos investimentos privados no estado. “A Klabin é uma peça fundamental para a história do Paraná e quando uma empresa desse porte anuncia um investimento dessa dimensão, a consequência é a vinda de outros investidores, concorrentes ou de outros setores”.

O governador destacou a colaboração do governo no projeto. “Estamos investindo para que o Paraná seja um hub de logística”, disse, lembrando aportes nos aeroportos de Foz do Iguaçu, Londrina e nas concessões das rodovias paranaenses.(Colaborou Patrícia Maria Alves)