Colheita da soja avança, mas vendas estão fracas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 05 de abril de 2000
Vânia Casado
De Curitiba
A colheita da soja avançou para 50% da área plantada no Paraná. Mas apenas 16% da soja colhida está vendida, o que significa que as vendas estão bem moderadas. O produtor está segurando a produção, à espera de melhores preços, informou Otmar Hubner, do Deral, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. No mesmo período de 99, cerca de 62% da área já estava colhida e 35% vendida.
Segundo Hubner, o produtor está vendendo o suficiente para pagar as dívidas imediatas e guardando a maior parte da produção, na expectativa de uma reação na cotação do dólar e de passar o período de concentração de pico da safra. Por outro lado, o produtor sabe que o período ideal para a venda da soja é o segundo semestre, entre os meses de setembro a dezembro, quando os preços de mercado são os melhores do ano. Ontem, o produtor recebeu R$ 17,32 por saca, em média.
Tanto o atraso na colheita como a retração nas vendas está refletindo na morosidade da movimentação de soja em grão e farelo no porto de Paranaguá. Há mais filas de navios que caminhões, brincou o assessor. Ontem foi computada a descida de 1055 caminhões, sendo 861 caminhões com grãos, 182 com farelo de soja e 12 com óleo vegetal. Esse volume está abaixo do limite de 1.500 veículos por dia, esperados no período de pico da safra. Já na baia de Paranaguá, havia 13 navios esperando e três atracados.