CNA: queda no emprego reflete crise
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Agência Estado 
São Paulo - A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, disse ontem que a queda no número de empregos no setor agropecuário em dezembro reflete a sazonalidade da atividade agrícola mas também os efeitos da crise financeira sobre o setor. Ela lembrou que novembro e dezembro são, tradicionalmente, meses em que o número de empregos no setor cai. Mas, os dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho, mostram certa exorbitância.
Por exemplo, o setor fechou novembro de 2007 com 43 mil empregos a menos e, dezembro do mesmo ano, com um déficit de 51 mil ocupações. Mas em 2008, com a mesma área plantada em 2007 - 47,4 milhões de hectares - tivemos em novembro 121 mil postos de trabalho a menos e em dezembro 134.487 menos, detalhou a senadora. É uma redução além do normal. É a crise falando mais alto. Segundo ela, a desaceleração já foi captada pelo PIB do setor em outubro, que fechou em queda de 0,88% em relação a setembro.
Uma reação em 2009 dependerá de alguns fatores, diz Kátia Abreu. Para ela, questões como o endividamento do setor, que gerou inadimplência de produtores, e a dificuldade de crédito precisam ser contornados. A senadora destaca o fato de que as tradings ainda financiam grande parte da safra agrícola (74%) e, devido à crise, reduziram essa participação. Alguns dizem que esse recuo será de 50%. Então, quem financiará a parte restante?, questiona ela, lembrando que os R$ 65 bilhões anunciados pelo governo no Plano de Safra 2008/09 representam 26% do financiamento total necessário.


