Curitiba O excelente comportamento do clima registrado em quase todas as regiões brasileiras até agora levou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a elevar a previsão da safra brasileira de grãos. A safra brasileira deve atingir um total de 118,54 milhões de toneladas, que representa uma crescimento de 22,04% em relação à produção do ano passado, quando foram colhidas no País 97,13 milhões de toneladas.
O significativo aumento, da ordem de 21 milhões de toneladas na safra deste ano, é resultado de vários componentes, dentre os quais o avanço tecnológico do setor, que está provocando índices de produtividade superiores aos alcançados em safras passadas. E também ao comportamento do clima, que vem beneficiando quase todas as lavouras, com exceção do arroz.
A safra de 2003 será consolidada à medida que a produção da safrinha de milho, feijão e cereais de inverno começam a ser colhidas. Até agora, o clima tem se mantido benéfico e as geadas que já ocorreram, foram de baixa intensidade e não chegaram a comprometer os resultados.
No Paraná, a maior contribuição para a safra nacional está na expectativa de aumento da produção do milho safrinha e do trigo. O IBGE prevê a colheita de 9,8 milhões de toneladas, do grão, sendo que só o Paraná deverá contribuir com cerca de 50% dessa produção. O Departamento Econômico Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, reavaliou a produção de milho safrinha no Estado e elevou a expectativa de colheita de 4,16 milhões de toneladas para 4,60 milhões de milhões de toneladas.
A reavaliação ocorreu em função do ajuste ocorrido na área plantada, que aumentou de 1,21 milhão de hectares para 1,26 milhão de hectares plantados. E também em função do aumento de produtividade que avançou de 3.450 quilos por hectare para 3.676 quilos por hectare. Estão sendo esperadas boas produções de milho safrinha também nos estados de Bahia, cuja produção deve aumentar 178% e em Minas Gerais cuja produção aumenta 18%.
A safra de trigo também registra bom desenvolvimento no Paraná, maior produtor nacional. De acordo com o IBGE, cerca de 70% do plantio já está consolidado e é esperada uma produção da ordem de 2,7 milhões de toneladas, 84% maior em comparação com a safra passada. A colheita de trigo prevista no País é de 4,2 milhões de toneladas, 45% maior que a obtida em 2002.
A produção de arroz, no entanto, não está sendo beneficiada pelo clima. O IBGE reavaliou a produção nacional em consequência de novas informações do Rio Grande do Sul, estado que lidera a produção do grão. As chuvas naquele estado provocaram o atraso do plantio e em seguida as lavouras se desenvolveram em meio à baixas temperaturas e pouca luminosidade, o que prejudicou a produtividade da cultura. A previsão é que a produção tenha uma queda de 5,03% em relação à safra passada.

mockup