Clientes têm comportamento variado
Apesar da diversidade e do conforto em comprar comidas em porções menores, muitos consumidores londrinenses ainda não estão acostumados com essa facilidade. Há clientes de todos os estilos, que compram grandes quantidades e embalam em porções menores já em casa e os que, algumas vezes, compram a quantidade certa que será usada. Neste caso, o freezer é um utensílio indispensável.
A aposentada Rosária Santana Gomes, por exemplo, mora com o filho. ''Geralmente compro somente a comida necessária para dois mas, às vezes, prefiro comprar em quantidades maiores. Depende do dia'', resume. Já a também aposentada Purificação Zanata, mora sozinha mas sempre tem a companhia do filho ou do neto durante as refeições. Por isso, ela costuma comprar quantidades maiores de carne, elabora a embalagem e congela.
''Gosto de ter os saquinhos no freezer, mas a minha quantidade de compras diminuiu. Não faço mais aquelas compras de mês que eu fazia antes. Também não faço mais almoço todos os dias'', comenta. Segundo ela, somente as frutas ela continua comprando em grandes quantidades. ''Hoje temos bastante opção para cozinhar para uma pessoa. Só precisa ter vontade de fazer'', avalia.
Massas - A casa de massas Rivoli confirma essa tendência do mercado: a da ''cozinha para idosos''. Há cinco anos a casa passou a oferecer bandejas de 500 gramas, ideal para uma pessoa. Do total de vendas da casa, entre 8% e 10% atende esse público, mas o crescimento anual tem estado entre 3% e 4%. Neste segmento, o sócio-proprietário Marcos Henrique Marangoni diz ter três perfis de consumidores: viúvos, descasados e estudantes.
No primeiro, os maridos continuam com o antigo hábito da esposa de comprar uma massa já pronta; o segundo, costuma comprar várias bandejas para ter a sensação da ''geladeira cheia'' como se ainda estivesse morando com a família; e, o terceiro, não costuma comprar, mas são abastecidos pelos pais, que já levam as porções menores para suprir os congeladores. ''A 'melhor idade' (terceira idade) está preocupada com a qualidade da alimentação, já os jovens preferem os fast food'', avalia Marangoni.
Ele ainda diz que dá algumas dicas sobre como preparar pequenas quantidades de alimentos corretamente. ''Por exemplo, para fritar salgados é melhor usar uma panela pequena. Também acho que não compensa ligar um forno grande para assar meio quilo de lasanha; é melhor usar o microondas porque o gasto vai ser menor'', avalia. (F.M.)





