A assessoria de comunicação social ampliou sua área de atuação dentro das empresas, depois da estabilização da economia. Para Rosangela Santos, assessora corporativa de comunicação social da Embraco, a mudança tem a ver com o fato dos consumidores brasileiros terem ficado mais exigentes. ‘‘Na hora de optar por um produto, as pessoas não levam mais em consideração apenas preço e qualidade. Querem saber quem é o fabricante, se a empresa faz algum tipo de trabalho social, se trata seus resíduos, ou seja, o que está por trás do produto’’, diz.‘‘É aí que entra a assessoria, que é responsável pelo marketing institucional’’.
Rosangela, que participou ontem do 6º Simpósio Aberje de Comunicação Empresarial, em Londrina, falou sobre o tema ‘‘Comunicação Empresarial Brasileira Tipo Exportação’’. Ela diz que a assessoria virou uma ferramenta forte, que pode mexer com as emoções dos consumidores e do público interno (funcionários), através do trabalho institucional. ‘‘É uma ferramenta que está sendo usada para alavancar os negócios das empresas’’.
A assessora garante que, quando os funcionários são informados das metas da empresa, trabalham mais motivados, melhorando a qualidade do produto. ‘‘A Embraco, uma empresa brasileira sediada em Joinville, em Santa Catarina, está exportando comunicação para suas unidades do exterior’’, diz. No final de 93, a empresa comprou a fábrica de compressores Aspera, em Turim, na Itália. ‘‘Em outubro passado, inauguramos uma outra fábrica naquela cidade. Como a Aspera era uma marca forte, tivemos que fazer que um grande trabalho institucional para os italianos conhecerem a Embraco, com a organização de um evento que contou com a cobertura de 25 jornalistas da Itália’’.
Trabalho semelhante está sendo feito na China, onde tem uma joint venture. A empresa tem 52% das ações da Besco - Beinjing Embraco Snow Flake Companny Ltda. ‘‘Por ser um País comunista, tivemos que adaptar nossa maneira de gerenciar’’, diz Rosangela.
Internamente, a Embraco mantém seus funcionários informados através de jornais. ‘‘No próximo mês, lançaremos um jornal interno global em quatro línguas. Em chinês mandarim, italiano, inglês e português. Mas não basta apenas exportar a comunicação. Temos que adaptá-la às culturas locais’’. A Embraco tem seis mil funcionários no Brasil e cerca de 3,5 mil no exterior.

mockup