Brasília - A região metropolitana de Brasília assemelha-se às outras em termos de quantidade de pobres. A maioria vive nas cidades satélites e municípios do entorno, numa área que se estende vai além do Distrito Federal, para Goiás (a maioria) e Minas Gerais. A diferença é que em Brasília existe uma ampla classe média alta, composta, sobretudo, por um grande número de funcionários públicos com salários que podem atingir uma média de pouco mais de R$ 10 mil nos Poderes Legislativo e Judiciário.
''É provável que o grupo dos 0,1% mais ricos de São Paulo ganhe muito mais que o extrato equivalente em Brasília, se levarmos em conta todos aqueles industriais paulistas com imensas fortunas'', observa o economista Serguei Soares, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Soares acrescenta que, por causa daquela classe média alta ligada ao setor público, ''os 20% a 30% mais ricos em Brasília ganham mais que seus equivalentes em Estados ricos, como São Paulo ou Santa Catarina''.(A/E)

mockup