Cidades da região de Londrina decidem manter comércio fechado até a Páscoa


Luis Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
Luis Fernando Wiltemburg - Grupo Folha

Cidades da região de Londrina decidem manter comércio fechado até a Páscoa
Ricardo Chicarelli/13-8-2019
 

A maioria dos prefeitos de cidades que compõem a Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema) decidiu, nesta sexta-feira (3) , manter o comércio fechado por mais uma semana, prolongando a suspensão das atividades até a Páscoa. A medida é a principal estratégia para conter o avanço do novo coronavírus - o isolamento social é adotado mundialmente.  


Participaram da reunião, em Londrina, 18 dos 22 prefeitos da microrregião, além de secretários municipais de saúde. O Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina diz que o prefeito Marcelo Belinati (PP) só vai anunciar oficialmente sua decisão no fim da tarde desta sexta. 




“É consenso que estamos no pior período de contaminação, daí a recomendação definida hoje, ou seja, de que as medidas protetivas precisam ser mantidas”, esclareceu o presidente da Amepar, o prefeito Sérgio Onofre (PSC), de Arapongas.  

 

Segundo ele, a recomendação da Amepar respeita as diferenças de realidade entre os municípios e ressalta a necessidade de reforçar as medidas restritivas nos setores que estão abertos. “Estão em funcionamento os supermercados, açougues, farmácias, postos de combustível, casas lotéricas e agências bancárias, entre outros serviços considerados essenciais. Porém, esses locais podem se tornar grandes pontos de transmissão do vírus se os cuidados não forem reforçados”, assinala Sérgio Onofre. 




A pedido da Amepar, uma empresa de Curitiba realizou pesquisa por telefone, ouvindo moradores dos 22 municípios. Para 58,9% dos entrevistados, o comércio deve permanecer fechado como forma de reduzir os riscos de propagação do vírus. Para 33,8%, o comércio deve ser reaberto. E para 7,2%, é indiferente. Na mesma pesquisa, 85,7% disseram ser contra a volta às aulas, enquanto 10,8% defenderam que os alunos voltem a estudar e 3,4% disseram ser indiferentes. 

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Continue lendo


Últimas notícias