O professor Vanderlei Sereia, do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atribui o crescimento do mercado imobiliário nos últimos anos à consolidação da cidade como pólo regional. ''As pessoas que têm um poder aquisitivo melhor ou que alcançaram um certo nível de riqueza ao longo dos anos, procuram os centros maiores para terem mais oportunidades de negócios.''
Entre essas pessoas, o professor coloca os donos de propriedades rurais de vários estados brasileiros que moram em Londrina em função dos atrativos que a cidade oferece.
O economista explica ainda que várias grandes empresas estão transferindo seus negócios para o interior, o que tem beneficiado cidades do porte de Londrina. A vinda dos diretores tem contribuído para a expansão dos condomínios horizontais, em especial na região Sul da cidade.
Outro fator que contribui para a expansão deste setor, na avaliação de Vanderlei Sereia, e o fato de a cidade estar se tornando também um centro de excelência nas áreas de saúde e educação. Como exemplo ele cita o aumento no número de instituições de ensino superior na cidade nos últimos cinco anos. (E.A.)

mockup