Vânia Casado
De Curitiba
As chuvas deste final de semana beneficiaram as lavouras de milho, soja, algodão e feijão. Mas ainda foram consideradas insuficientes em algumas regiões como o Norte e Noroeste do Estado. A avaliação é dos técnicos do Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Segundo eles, nessas localidades as chuvas se restringiram a pontos isolados e não atingiram toda a região.
Na região Centro-Oeste, a situação está melhor. As chuvas de boa intensidade que cairam no final de semana, atingiram toda os municípios favorecendo o desenvolvimento das lavouras e das pastagens. No Oeste, as chuvas foram de baixa intensidade e a temperatura em elevação provocou a evaporação rápida da umidade do solo.
A situação mais favorável está ocorrendo no Sul do Estado, com chuvas em toda a região, amenizando a situação das lavouras de milho e soja. Mas as lavouras de feijão em fase de maturação estão sendo prejudicadas pelo excesso de umidade. Com isso, os grãos ficam ardidos dentro das vagens, o que afeta a qualidade da produção.
A preocupação maior é com as lavouras de milho, que estão em fase de floração e frutificação e necessitam de umidade para o desenvolvimento normal. Conforme levantamento do Deral, 30% das lavouras de milho estão em fase de floração e 18% em fase de frutificação. Nas lavouras de feijão ainda em desenvolvimento, as chuvas foram benéficas porque 27% das lavouras estão em fase de floração e 39% em fase de frutificação.