Curitiba - Pelos cálculos do governo do Estado, as fortes chuvas dos últimos dias em Curitiba e região metropolitana, ainda não interferiram na média das cotações do atacado das Ceasas do Paraná. No comparativo semanal de preços realizado pela Divisão Técnica (Ditec), da Ceasa, houve queda de 0,09% na média ponderada entre os 23 principais produtos comercializados no atacado.
Porém, na avaliação de alguns agricultores que comercializam na Ceasa de Curitiba, ''é possível que nos próximos dias aconteçam algumas alterações de preços nos produtos''. ''As constantes chuvas atrapalham a colheita e o escoamento das zonas de produção. Além disso produtos como o pimentão (caixa com 13 quilos a R$ 4,00 em média) e tomate (caixa com 23 quilos a R$ 11,00 em média) estavam com preços retraídos'', diz o presidente da Associação dos Produtores da Ceasa Curitiba, Paulo Danova.
Para o atacadista Pedro Soares, da empresa Hortifrutigranjeiros Águas Claras, que atua na Ceasa Curitiba, ''é cedo para avaliações sobre percentuais de altas nos produtos''. ''Mas é certo que teremos alterações. A chuva permanente acaba estragando um pouco o produto e é necessário fazer uma nova classificação'', diz o atacadista que também enfrenta problemas para trazer hortifrutigranjeiros de outras regiões do País. ''Em São Paulo as chuvas estão sendo mais fortes e atrapalham o abastecimento e o intercâmbio na comercialização'', explica.
No comparativo de preços realizados pelo Ditec no período de 20 a 27 de janeiro, entre os 23 principais hortifrutigranjeiros comercializados na Ceasa Curitiba, dez apresentaram reduções de preços: abóbora seca, alface crespa, cebola, chuchu, pepino salada, vagem macarrão, banana caturra, mamão comum, melancia e melão.
Outros oito produtos aipim comum, batata comum, batata doce, cenoura extra, pimentão, repolho, laranja pêra e maçã comum permaneceram com preços estáveis. Em alta, há cinco produtos: abobrinha verde, beterraba, couve-flor, tomate extra e abacaxi.

mockup