São Paulo - Maior mercado para a Fiat, segundo maior para a Volkswagen e terceiro para a General Motors, o Brasil vem batendo recordes de vendas e este ano deve atingir 3,7 milhões de veículos. O Produto Interno Bruto (PIB), que cresceu 7,5% em 2010, deve desacelerar para cerca de 4%, ainda assim atrativo para empresas de mercados estagnados como Europa, Japão e Estados Unidos.
  A previsão é que o mercado brasileiro consuma 6 milhões de veículos até 2020. As empresas chinesas são as mais interessadas em fincar raízes no País. Além das que já anunciaram investimentos, estão na lista de interessadas Geely, BYD, Sinotruk, Foton, Great Wall e Haima/Changan.
  Na opinião do gerente sênior da PricewaterhouseCoopers, Ricardo Pazzianotto, a chegada de novas fábricas no Brasil e na China tem em comum o atendimento ao mercado interno. ‘
Estudo da PcW mostra que a capacidade produtiva mundial vai passar de 75 milhões de veículos ao ano para 104 milhões em 2017. Países emergentes - que este ano vão produzir mais carros que os maduros -, serão responsáveis por 80% da expansão.

mockup