Curitiba - Os chineses estão mantendo uma postura dúbia em relação à soja transgênica. O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang, que esteve no Paraná acompanhando a missão empresarial da província de Henan, disse ontem em Curitiba que os chineses ''preferem comprar a soja não transgênica, mas também compram a transgênica''. ''O que rejeitam é a soja com excesso de fungicidas'', emendou, durante entrevista coletiva.
Tang avisou que se os sojicultores brasileiros ou tradings exportadoras repetirem a exportação para a China com excesso de fungicidas poderão ter problemas graves. Ele se referiu ao recente embargo chinês à soja brasileira que resultou no refugo da carga por causa da contaminação com agrotóxicos.
Charles Tang confirmou a intenção dos chineses em comprar a soja diretamente dos produtores paranaenses e das cooperativas, mas não acredita que isso ocorra sem haver um período de transição. Ele acredita que produtores e cooperativas tendem a migrar aos poucos para o comércio direto. Falou também do interesse dos chineses em construir uma indústria de fertilizantes no Paraná, que seria abastecida com insumos importados da China.

mockup