China é um ''shopping de oportunidades'', diz Lula
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 24 de maio de 2004
Das agências 
Pequim - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva qualificou ontem a China de um ''shopping de oportunidades'', durante o encerramento de um seminário empresarial em Pequim. ''Aos empresários brasileiros, sempre dou o recado de que a China é uma espécie de shopping de oportunidades para fazermos bons negócios, para comprarmos e vendermos e para fazermos parcerias'', disse Lula a cerca de 600 executivos chineses e brasileiros, divididos mais ou menos pela metade.
Falando de improviso, antes de começar a ler seu discurso, Lula disse que em nenhum momento da história do Brasil uma viagem despertou tanta atenção da imprensa e dos empresários brasileiros quanto esta, lembrando que veio a maior delegação empresarial da história. São cerca de 400 representantes de empresas.
''Este é um país que encanta a humanidade'', disse Lula, que já estivera na China em 2001, quando era pré-candidato à Presidência. ''Já no meu discurso de posse, eu disse que a China seria prioridade nas relações externas do meu governo.'' Lula propôs um ''grande salto para a frente'' nas relações entre China e Brasil. A frase é uma referência ao Grande Salto para a Frente - de triste memória para muitos chineses. Promovida pelo líder comunista Mao Tsé-tung entre 1958 e 1960, a campanha tinha o intuito de mobilizar as forças do país para industrializá-lo e modernizá-lo, mas resultou em fiasco.
Ontem foram assinados 14 acordos e memorandos entre os dois governos. A Petrobras e a companhia chinesa Sinopec assinaram acordo estratégico que prevê, entre outras coisas, a exploração de petróleo em águas profundas em outros países, principalmente no Equador e Irã. Segundo o presidente da Petrobras, José Eduardo de Barros Dutra, a parceria permitirá também que a Petrobras eleve as suas exportações anuais de petróleo para a China de 5 milhões de barris para 14 milhões de barris ainda neste ano. ''Esse acordo abre perspectivas excelentes para que as duas empresas desenvolvam projetos conjuntos em diversos setores'', disse Dutra.
A Petrobras e a Sinopec deverão também participar conjuntamente da próxima rodada de licitação de áreas para exploração de petróleo e gás promovida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Anteonntem, a estatal brasileira inaugurou seu escritório em Pequim.
A ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, exortou os empresários chineses a investirem mais no setor energético brasileiro, não se limitando apenas às áreas de mineração e petrolífera. Segundo ela, o Brasil apresenta uma série de oportunidades para os chineses, desde a tecnologia relacionada ao etanol até a área de energia elétrica.


