São Paulo - Um levantamento divulgado ontem pelo Serasa mostra que o volume de cheques devolvidos no primeiro semestre deste ano foi 2% menor que o registrado no mesmo período de 2007. Segundo a pesquisa, de janeiro a junho de 2008 foram devolvidos 20 cheques a cada mil compensados, contra 20,4 nos seis primeiros meses do ano passado.
De Janeiro a junho deste ano, 701,70 milhões de cheques foram compensados em todo o país, enquanto 14,02 milhões foram devolvidos por falta de fundos. Nos seis primeiros meses de 2007 foram compensados 776,38 milhões de cheques e 15,85 milhões devolvidos.
A queda no volume de cheques sem fundos também foi verificada na relação de junho deste ano com junho de 2007. Os cheques compensados, em junho de 2008, totalizaram 114,78 milhões e os devolvidos foram 2,13 milhões no mês, no país. Em junho de 2007, houve um total de 121,43 milhões de cheques compensados e de 2,30 milhões de cheques devolvidos por falta de fundos.
Para os técnicos da Serasa, a queda no número de cheques devolvidos pode ser explicada pela migração da inadimplência do pré-datado para outras formas de financiamento, que oferecem maior apelo de marketing sobre o crédito e a opção de amortização mínima.
O Estado de Roraima lidera o ranking de cheques devolvidos no país, com 81,6 cheques sem fundos para cada mil compensados. Em São Paulo, o último da lista, foram 15,6 casos de inadimplência para cada mil compensados no primeiro semestre.
Outra pesquisa divulgada ontem pela TeleCheque aponta que os consumidores com renda entre dois e quatro salários mínimos lideram os indicadores de inadimplência com cheque no primeiro semestre de 2008. Trabalhadores com essa faixa de rendimento representam 46% do total de devedores, um aumento de 31,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
''Devido ao aumento das facilidades de crédito ocorrido nos últimos três anos, esse perfil de consumidor passou a ter acesso a meios de pagamento que não utilizava no passado'', afirma o vice-presidente da TeleCheque, José Antonio Praxedes Neto.

mockup