A Associação Centro de Comércio Exterior do Paraná (Cexpar) completou 30 anos de fundação, na quarta-feira, com a entrega da quarta edição do prêmio Maiores Exportadores do Paraná para 40 empresas que mais se destacaram na área. O presidente da Renault do Brasil, Luc Alexandre Ménard, foi condecorado como ‘‘o homem do ano de comércio exterior’’. A montadora Volkswagen/Audi foi destaque como a ‘‘Maior Exportadora do Estado 2000’’.
Para o presidente da Cexpar, Zufiro Bósio, nos 30 anos de existência da associação, foram demonstradas as vantagens da exportação. Segundo ele, o volume das vendas do Paraná para o mercado de fora ‘‘triplicaram, chegando a US$ 4,4 bilhões no ano passado’’. Ele disse que agora o Estado tem um papel bem representativo no mercado mundial. Na década de 70, o principal produto de exportação era agrícola, e agora, segundo Bósio, os produtos industrializados respondem por 30% dessa vendas.
A Cexpar tem o objetivo de continuar incentivando as exportações, e para isso pretende lançar iniciativas como a municipalização do comércio exterior e um programa de educação corporativa.

mockup