Após sete anos terceirizando a produção da cerveja Spoller, a Industrial Norte Paranaense de Bebidas Ltda (Inbeb) prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica em dezembro. Construída à beira da PR-445, na Zona Sul de Londrina, ela começou a produzir em agosto passado e, hoje, trabalha com 30% de sua capacidade.
Segundo o gerente de marketing Marcelo Barreto, a Inbeb quer atender 7% do mercado de cerveja na região Sul em dois anos. Esse plano inclui também o interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul onde ela já atua. ''Londrina é um ponto estratégico da nossa logística devido à facilidade de acesso aos fornecedores e distribuidores'', explicou o executivo, que não forneceu detalhes sobre o investimento.
Atualmente, a empresa gera 70 empregos diretos e, aproximadamente, dois mil indiretos, contando com os 50 distribuidores. A expectativa de Barreto é que até março a fábrica esteja a pleno vapor e aumente para 90 o número de funcionários divididos em três turnos. ''Estamos finalizando o acabamento da obra e começando a trabalhar a visibilidade da marca e o planejamento de mercado'', disse Barreto, que lançará 'uma surpresa' durante a cerimônia de inauguração.
Embora o consumo brasileiro de cerveja ainda seja pequeno comparado a outros países (média de 46 litros per capita/ano), o gerente da Inbeb acredita que há espaço para crescer. Segundo ele, as grandes marcas estão perdendo agilidade e competência devido às fusões. ''O clima do Brasil é totalmente favorável ao consumo da cerveja. O que falta é renda para o trabalhador consumir mais'', apontou.
Questionado à respeito da quantidade de litros de cerveja produzida e das metas, Barreto alegou sigilo comercial. No entanto, a fábrica acaba de receber seis tanques de 200 mil litros cada que servirão de depósito. ''Isto não quer dizer que essa é a nossa capacidade'', corrigiu.
Mais informações sobre a empresa podem ser obtidas pelo site www.spoller.com.br

mockup