Imagem ilustrativa da imagem Movimento no comércio aumenta no domingo, mas sem aglomerações
| Foto: Marcos Roman

As lojas do centro de Londrina registraram uma movimentação acima da média dos últimos dias neste domingo (20) que marca o início da semana de Natal. Apesar disseo, os consumidores que saíram às compras no período da manhã não encontraram tumulto. À tarde, o movimento aumentou, mas nada comparado aos anos anteriores. “Estava receosa de enfrentar filas e ruas cheias, mas está apesar de ter bastante gente comprando, está bem mais tranquilo do que imaginei. Ainda bem”, comemorou a diarista Maria Angélica do Nascimento, ao revelar que aproveitou o dia de folga para comprar presentes para o marido e as duas filhas do casal que reside na zona sul da cidade.

O eletricista Jair Ferreira também resolveu aproveitar as lojas do centro abertas para comprar os presentes dos filhos. “Deixamos as crianças com minha sogra e viemos procurar os brinquedos que elas pediram logo cedo exatamente para fugir da multidão e evitar riscos nesta pandemia. Sem tumulto é bem melhor pra todo mundo”, afirmou ao lado da esposa Ana Cláudia.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), o movimento deste domingo está dentro do esperado pela entidade. “Tradicionalmente, a movimentação no último domingo antes do Natal costuma ser boa, mas tranquila”, enfatizou Fernando Moraes ao destacar que a expectativa é de que haja uma movimentação maior no decorrer desta semana.

“As lojas do centro estão atendendo até a noite desde o início do mês. Porém houve muitos dias de chuva e além de os brasileiros estarem habituados a deixar para sair as compras na última hora, muita gente ainda estava sem dinheiro. Agora que saiu o 13º salário, já sentimos um aumento no movimento na última sexta (18) e sábado (19) e que deve seguir ainda mais intenso até a véspera de Natal”, salientou Moraes.

Ele destacou que uma pesquisa de intenção de compras realizada pela Acil apontou que roupas e calçados estão entre os itens que serão mais vendidos neste final de ano. “É natural que após um longo período de isolamento as pessoas estejam interessadas em investir na renovação do visual”, avaliou.

“O movimento neste domingo está dentro do esperado. O que tem gerado espanto é a grande quantidade de pessoas procurando roupas de praia dizendo que pretendem viajar neste final de ano, quando a recomendação é ficar em casa até a pandemia acabar”, ressaltou Juliene Bicas, proprietária da loja Juli Modas. “As vendas estão dentro esperado para o domingo que antecede o Natal. Neste final de ano, temos sentido falta dos idosos e das crianças, que sempre aproveitavam essa época para passear no centro. Mas essa ausência é compreensível por conta da pandemia”, enfatizou Denise Macedo, gerente da loja Pé Quente Calçados.

Imagem ilustrativa da imagem Movimento no comércio aumenta no domingo, mas sem aglomerações
| Foto: Marcos Roman