Centro de Inovação do Comércio abre inscrições para programa de pré-incubação
Serão selecionados até dez projetos que apresentarem ideias para solucionar demandas do setor comercial. Prazo se encerra em 22 de setembro
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de setembro de 2023
Serão selecionados até dez projetos que apresentarem ideias para solucionar demandas do setor comercial. Prazo se encerra em 22 de setembro
Reportagem local

Estão abertas as inscrições para o programa de pré-incubação do Centro de Inovação do Comércio, em Londrina. Serão selecionados até dez projetos que apresentarem ideias de base tecnológica para solucionar demandas do setor do comércio. O processo seletivo é promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) e pelo Sebrae/PR. O formulário de inscrição está disponível no link: https://tinyurl.com/2s4786hy.
Podem se inscrever, até 22 de setembro, pessoas físicas ou jurídicas que apresentarem projetos inovadores voltados ao comércio e seus temas correlatos, como por exemplo: soluções para entregas, pontos de venda, estoque, atendimento, entre outros, e que tenham relação direta ou indireta com os segmentos de atuação do comércio - moda, supermercados, conveniências, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, óticas, móveis, cosméticos, farmácias, petshop, materiais de construção, entre outros.
Depois de selecionados, os empreendedores poderão utilizar o espaço no Sincoval, que abrigará futuramente o Centro de Inovação do Comércio, para desenvolver seus projetos. O programa prevê uma agenda de capacitações e encontros presenciais e coletivos, com temas sobre o que é ser empreendedor, proposta de valor, canvas, validação de mercado, acesso à mercado, escrita de projetos para a captação de recursos, pitch e apresentação da solução desenvolvida para o Ecossistema de Inovação de Londrina.
LEIA TAMBÉM:
Carlópolis recebe o título de Capital Nacional da Goiaba de Mesa
Setores de serviços e turismo registram crescimento no Paraná
A consultora do Sebrae/PR, Alesandra de Almeida, afirma que a proposta do programa é contribuir com o desenvolvimento de ideias e projetos que atendam às demandas do setor, que é muito abrangente. Segundo ela, a solução tecnológica pode até já ter sido criada por um lojista e ter o potencial de ser escalável para o mercado.
“Além dos workshops, os projetos passarão por mentorias. Teremos a participação de professores, especialistas em inovação, membros do ecossistema, que vão contribuir para que as ideias saiam do papel”, destaca.
O presidente do Sincoval, Ovhanes Gava, lembra que o mercado digital está transformando a forma de fazer negócios e os comerciantes demandam por soluções tecnológicas que resolvam problemas do dia a dia.
“Com esse programa de pré-incubação, queremos atrair novas ideias e torná-las acessíveis para os empreendedores aplicarem nos seus negócios e, para isso, contamos com o apoio dos comerciantes, para trazerem essas demandas até nós”, aponta.
A presidente da governança do comércio de Londrina, Comércio InFoco, Paula Tempelaars, diz que novas tecnologias são fundamentais para o desenvolvimento dos negócios, pois trazem eficiência operacional, melhoram o atendimento ao cliente, expandem o alcance de mercado, incentivam a inovação de produtos e aprimoram a tomada de decisão.
“Investir em tecnologia é crucial para manter a competitividade e assegurar o crescimento sustentável em um ambiente de negócios cada vez mais volátil”, analisa.
As atividades do programa começarão no dia 5 de outubro e serão finalizadas em 23 de novembro de 2024.

