Curitiba Brinquedos, roupas, perfumes, CDs e outros ''mimos''. Recentemente, o leque de opções para presentes de Dia das Crianças ganhou outro item que conquista espaço entre o público infantil: o telefone celular. De olho nesse segmento, as operadoras lançam conteúdos e modelos especiais. A Claro, por exemplo, coloca à disposição dos seus clientes mirins papéis de parede, protetores de tela, hits MP3 e polifônicos, vídeos e jogos download de temas variados, incluindo Disney, Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais, Mundo Nick, Porteiro Zé, Mundo Canibal, Níquel Náusea e Caco Galhardo.
A Tim Sul aposta que este ano as vendas referentes ao Dia das Crianças suba entre 20 e 30% em relação ao mesmo período, no ano passado. Mas, segundo a assessoria de imprensa da operadora, muitos dos aparelhos vendidos nessa época não vão parar na mão das crianças. É grande o número de adultos que aproveita o apelo da data e as promoções para trocar o telefone.
O gerente de comunicação corporativo da Vivo, João Ney Marçal Júnior, lembra que as vendas do Dia das Crianças não são tão grandes quanto de Natal, Dia dos Namorados, Mães ou Pais. Mas está ganhando espaço. ''Com certeza é um presente desejado pelas crianças'', comentou.
A Sercomtel não realizou campanha, este ano, para venda de celular no Dia das Crianças porque acabou de sair de uma grande promoção. Segundo a assessoria de imprensa, não há expectativa de aumento de vendas nesse dia. A empresa acredita que nos próximos anos, quando entrar no mercado alguns modelos específicos para o público infantil, o Dia das Crianças se tornará uma data importante para o comércio de celular.
O coordenador do Procon/Paraná, Algaci Túlio, está preocupado com o bolso dos pais. Na opinião dele, Dia das Crianças não é uma data para presente caro, já que faltam apenas dois meses para o Natal. ''Além disso, os pais precisam lembrar que as despesas da casa aumentam, já que vai ter o custo de mais uma fatura mensal (a conta do telefone).
Mesmo assim, se os pais decidirem por presentear o filho com o telefone celular, o coordenador do Procon alerta que as crianças devem ser bem orientadas a usar o aparelho com responsabilidade e lembra que é mais um atrativo para os ladrões. ''Eles (ladrões) roubam bonés, tênis e agora podem querer roubar o celular também''. Túlio ainda aconselha os pais a pesquisarem preços antes de comprar.

mockup