Celular com GSM será usado por 6 milhões
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de novembro de 2003
Alessandra Saraiva<br> Agência Estado 
Rio de Janeiro No fim do ano, o mercado de telefonia celular terá seis milhões de usuários com aparelhos que utilizam a tecnologia GSM (da sigla em inglês de Global System for Mobile Communications). A previsão é da GSM Latin America, organização filiada à GSM Association (GSMA), entidade internacional que congrega 603 operadoras de telefonia celular em 206 países. Em dezembro de 2002, o Brasil tinha 1,7 milhão de clientes GSM que é a tecnologia mais usada na Europa.
Segundo o chairman da GSM Latin America, Marco Lissicich, esta projeção é baseada no crescimento do número de clientes das operadoras TIM (da Telecom Italia Mobile) e Oi (da Telemar), que usam a tecnologia. ''É uma projeção até conservadora. Não estamos contando com a Claro'', disse o executivo. Ele lembrou que a Claro, formada por Tess, Americel, ATL, Claro Digital, BCP Nordeste e BCP São Paulo, oferece, agora, a opção de migração da sua tecnologia TDMA (Time Division Multiple Access, usada principalmente pelo mercado norte-americano) para o GSM.
Até outubro, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) citados por Lissicich, foram registrados 4,9 milhões de usuários do GSM no Brasil. Lissicich, que já foi presidente da TIM no Brasil e agora lidera a operadora Telecom Personal na Argentina, considera que a base de clientes GSM deste ano, no Brasil, não pode ser corretamente comparada com a do ano passado. ''Afinal, a Oi e a TIM começaram a operar com GSM apenas no segundo semestre de 2002'', observou.
Porém, ele acrescentou que, devido ao pouco tempo de entrada do GSM no País, ''o número atual de usuários é impressionante.'' Mas a tecnologia não é dominante no mercado brasileiro. Até outubro, a participação de mercado do GSM no número total de celulares no Brasil era de 11,71%. A tecnologia TDMA ainda liderava, com 56,39%, seguida por CDMA (Code Division Multiple Access), que tinha 30,11%. ''Mas projetamos que, até o final do ano, a participação de mercado do GSM passará para 14% no Brasil'', afirmou.
Com esta projeção, o mercado brasileiro responderá por cerca de 40% do total de usuários de GSM na América Latina. Até o final do ano, a estimativa da organização é de que o número de usuários no continente atinja 14 milhões. A entidade espera ainda que o número de clientes GSM no mundo atinja um bilhão de usuários, no início do 2004.


