CELULAR - Londrina será a primeira cidade a ter acesso à portabilidade
A região de Londrina entre os municípios com DDD 43 será a única do Sul do País beneficiada pelas novas regras da telefonia móvel. A partir do dia 1º do próximo mês entra em vigor a portabilidade numérica, o que significa que os clientes poderão mudar de operadora móvel ou fixa e manter o número de seu telefone. As regras foram definidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e, neste primeiro momento, são válidas também para outras sete regiões do País, localizadas em São Paulo, Minas Gerais e regiões Nordeste e Centro-Oeste. No Paraná, a segunda região beneficiada pela portabilidade será a do DDD 44 (concentrada no Noroeste), cuja vigência tem início em novembro. Até março do próximo ano, todos os paranaenses poderão usufruir da nova regra. Este assunto foi discutido durante reunião do Conselho de Clientes da Tim, realizada em Londrina, na semana passada. A operadora diz ter a maior parte do mercado estadual e regional com 47,6% e 48%, respectivamente, de participação.
Até abril de 2010 todos os municípios do Estado deverão ter cobertura de telefonia móvel. Atualmente, dos 339 municípios, 263 têm acesso ao serviço. Este número corresponde a 93% da população estadual. A Tim irá oferecer cobertura em 50 municípios dos 136 que ainda não contam com celular. Para isso foram definidos investimentos de cerca de R$ 7,2 bilhões para o biênio 2008/10, que serão aplicados na ampliação da infra-estrutura da rede. O Brasil tem atualmente cerca de 133 milhões de celulares habilitados, o que significa que para cada 100 brasileiros há 71 aparelhos.
Sua missão é promover o desenvolvimento das telecomunicações do País de forma que ofereçam à sociedade serviços adequados, diversificados e a
preços justos
A telefonia móvel foi introduzida no Brasil em 1972 por um sistema de baixa capacidade com tecnologia IMTS (Improved Mobile Telephone System).
Em 1990, o Rio de Janeiro é a primeira cidade brasileira a usar a telefonia móvel celular





